O Projeto...

O projeto Forinova é um projeto do tipo KA1, de mobilidade individual para fins de aprendizagem, integrado no Erasmus+, e que tem a duração de 24 meses.

Este projeto é gerido pelos quatro docentes que constituem o Gabinete de Projetos Europeus, Rute Gonçalves, Susana Ferreira, César Biltes e Lígia Araújo, em articulação com a direção do Agrupamento de Escolas Abel Salazar, na pessoa do subdiretor, Rúben Pereira.

Conforme consta do Plano de Desenvolvimento Europeu deste Agrupamento, o primeiro objetivo deste projeto é o de combater o insucesso, o absentismo e o abandono escolar precoce. Para atingir este objetivo, o agrupamento optou pelos cursos de formação estruturada, que permitem desenvolver diversas atividades de mobilidade e cooperação, dentro das áreas mais relevantes para o nosso projeto. Crê-se que a formação em mobilidade dotará os docentes de práticas e estratégias eficazes e inovadoras, que lhes permitirão promover um ensino de alta qualidade e que contribuirá efetivamente para a melhoria do sucesso educativo dos nossos alunos.

O segundo objetivo é o de se melhorar competências no campo da gestão pedagógica e liderança. Acreditamos que se alcançará plenamente este objetivo, uma vez que a formação irá capacitar os dirigentes escolares no desenvolvimento de competências em métodos e ferramentas de liderança inovadoras, em trabalho de equipa e gestão de tempo e práticas organizacionais.

O terceiro grande objetivo é promover a formação integral dos alunos. Cremos que, através deste programa de formação, obteremos um grupo docente capacitado em áreas como a cidadania ativa e participativa, o trabalho colaborativo, o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico, e da motivação para a aprendizagem, bem como na área da Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Esses docentes irão ser mais capazes de estimular nos alunos a aquisição de aptidões e competências básicas, que permitirão contribuir para a sua autonomia, responsabilidade e cidadania europeia ativa. Irão igualmente, contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus alunos ao oferecer-lhes projetos com um alto nível de qualidade, certificados e reconhecidos internacionalmente.

O quarto objetivo é disseminar as competências adquiridas pelos docentes em mobilidade, ao longo do projeto. Este projeto colaborará para a prossecução deste objetivo, na medida em que, através da utilização da plataforma Etwinning e outras, permitirá aos docentes criar uma rede de ligação e partilha com docentes de diferentes países europeus e de idênticas áreas de intervenção, para a disseminação de boas práticas conducentes a uma melhoria das suas competências de ensino.

Em conclusão, prevê-se que este projeto de mobilidade irá permitir ao AEAS desenvolver uma estratégia de internacionalização que projetará a imagem deste Agrupamento e o tornará uma instituição de referência em todo o concelho de Matosinhos.

A decorrer...

Teaching Character: Positive Psychology for Every Teacher

10 a 16 de Novembro 2019 - Ljubljana - Eslovénia

2 Week ICT Course - using educational games and new technology in order to enhance student´s motivation

4 a 15 de Novembro 2019 - Florença - Itália


Mobilidades:

Every pupil is important- special education in Finland and Europe!

5 a 9 de Outubro 2019 - Joensuu - Finland

Saber mais..


Interactive teaching - using educational games and new technology in order to enhance student´s motivation

28 de Outubro a 1 de Novembro de 2019 - La Valletta - Malta

Saber mais..