Erasmus + AE Pinhel

Erasmus+ Aprender para Inovar:

Continuaremos o Caminho

O projeto Erasmus+ Aprender para Inovar, implementado no Agrupamento de Escolas de Pinhel, finalizou no passado dia 30 de agosto. Foram três anos muito intensos, com muitas alegrias mas também com bastantes incertezas.

No início do ano 2019, a equipa que viria a coordenar o projeto, não imaginava o enorme desafio que teria pela frente. Foram traçados objetivos e definidas metas a alcançar com o projeto Aprender para Inovar. Foram previstas 36 mobilidades , 32 na modalidade de curso e 4 na modalidade de job shadowing, todas aprovadas pela Agência Nacional Erasmus.

Os fluxos ao estrangeiro começaram no dia 6 de outubro de 2019. Quatro mobilidades para Dublin para fazer o curso Microsoft for Education, que se viria a revelar imprescindível no contexto pandémico que se viria a viver a partir de março de 2020. Este curso ajudou-nos a preparar o contexto de ensino a distância, principalmente com o desenvolvimento e disseminação da plataforma Teams. Antes o Agrupamento já usava o Office 365, mas utilizava uma parte insignificante dos recursos disponíveis. Depois deste curso e da sua disseminação rentabilizámos pedagogicamente os recursos existentes.

Até março de 2020 realizámos 10 mobilidades. E depois tudo parou… E assim ficámos durante mais de um ano . Retomámos as mobilidades em julho de 2021. Entretanto a Agência Nacional Erasmus prolongou o prazo de execução do projeto por mais um ano. Em 2021 fizemos mais 10 mobilidades e, entretanto voltámos a parar.

As últimas 17 mobilidades foram feitas já no ano 2022. Pelo meio surgiram dúvidas e algumas ansiedades dos participantes no projeto. A equipa coordenadora trabalhou para que todos se sentissem confortáveis e tivessem a melhor experiência possível.

O balanço foi excelente, concretizaram-se 37 mobilidades (mais 1 do que o previsto) e todas correram muito bem.

As mais valias ficam para os que participaram mas principalmente para o Agrupamento de Escolas de Pinhel. A implementação deste projeto foi fundamental para a concretização da construção de uma escola mais moderna e envolvente que valoriza a dimensão europeia e a internacionalização. A realização deste projeto representou uma oportunidade de formação dos recursos humanos da instituição a nível pessoal e profissional, assim como de aquisição de conhecimentos e competências necessárias à melhoria da qualidade do serviço educativo e à mitigação das desigualdades impostas pelos condicionalismos socioeconómicas da região.

Agora que estamos no final, resta dizer: Continuaremos o Caminho.

Florença | 2 participantes

Já ao cair do pano, julho de 2022, este fluxo finalizou o nosso projeto.

Grazie Carlos e Manuel.

Reykjavik | 2 participantes

Takk Gabriela e Vítor

Barcelona | 2 participantes

Gracias Alfredo e Maria Manuel

Dublin | 4 participantes

Thanks Ana, Beatriz, Carla e Mafalda

Structured Educational Visit to Schools/Institutes & Training Seminars in Finland

Helsinquia | 2 participantes

Este curso representa um passo na caminhada que pretende Repensar a Educação na Europa, um dos objetivos do nosso projeto Erasmus+. O curso terminou mas uma certeza existe: o processo de mudança não terminou e ainda muito há a fazer! Todos nós temos um papel essencial neste processo. Step by step we Will get there!!! Dissemination starts here and continues in our schools!

Kiitos Helena e Sandra

Santiago de Compostela | 2 participantes

Gracias Ana e Olga

Mindfulness, Photo & Video e Happy School: entre Florença e Nice



Florença | 4 participantes

Grazie Ana, Carla, Elisabete e Olga

Nice | 4 participantes

Merci Ana, Fátima's e Margarida

Erasmus+ um primeiro balanço

Depois das primeiras saídas e ultrapassados os primeiros receios, a equipa gestora do projeto Erasmus+ do Agrupamento de Escolas Pinhel, congratula-se com um balanço extremamente positivo resultante das primeiras mobilidades.

Os três fluxos realizados até ao momento são o reflexo do espírito Erasmus e das mais valias que este projeto pode trazer ao nosso Agrupamento.

Fica o registo:

Microsoft for Education: powerful tools to create, share and inspire – Dublin.

Digital Classroom: Using ICT in Education, Flipped Classroom Model,Gamification and STEM – Estocolmo.

Integrating Creativity and Innovation into Teaching – Florença.

Agora, é tempo de partilhar os conhecimentos e de disseminar o espírito Erasmus+.

Obrigados a todos pelo empenho e pela disponibilidade.

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Dublin | 4 participantes

Thanks Luís, Paulo, Sara e Sílvia

Estocolmo | 3 participantes

Tack Ana, Paula e Mafalda

Florença | 3 participantes

Grazie Carla, Dora e Fernando