A Escola Regional de Alto Desempenho (ERAD) é um evento que aborda temas relacionados com a busca do alto desempenho em sistemas de computação. As principais atividades presentes na ERAD são representadas por cursos, palestras, fórum de iniciação científica, fórum de pós-graduação, painéis, oficinas e assembleias. Através dessas atividades busca-se difundir o processamento de alto desempenho (PAD) e apresentar a área como uma alternativa para o desenvolvimento tecnológico nacional. O público das ERADs é composto, principalmente, por alunos de graduação, alunos de pós-graduação e pesquisadores, mas atinge também profissionais das diferentes áreas com apoio em sistemas de computação.

A ERAD é um evento já estabelecido em outras regiões do Brasil (RS, SP, RJ e Nordeste), e sua realização no Centro-Oeste em 2018 corresponderá à primeira edição na região central do Brasil. Assim, a Escola Regional de Alto Desempenho do Centro-Oeste (ERAD-CO) é proposta como um evento regional com o objetivo qualificar profissionais da região nas áreas que compõem o Processamento de Alto Desempenho e prover um fórum onde possam ser apresentados avanços recentes nessas áreas e discutidas as formas de ensino de processamento de alto desempenho nas universidades do Centro-Oeste do Brasil.

Para esta primeira edição da ERAD-CO, juntamente com a ERI-GO, estão previstos dois minicursos, uma palestra, e dois fóruns para a apresentação de trabalhos de Iniciação Científica e Pós-graduação respectivamente.