Autor

Rogério Pacheco Rodrigues

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos (2020) e em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva do Instituto Federal no Triângulo Mineiro - Campus Uberaba (2020) e Pós-Graduado em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais (2020). Possui Graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara (2017). Participa do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Química (NEPEQ). Foi contemplado no prêmio de Docente TOP 10 do Departamento Regional de Goiás do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com a missão Internacional para a Alemanha, com a participação na Feira de Hannover Messe 2022. (Texto informado pelo autor). Realiza pesquisa na área de elaboração de glossário de sinais em química para equipamentos de laboratório.

Trajetória Acadêmica e Profissional

Atuação profissional:

Curso de Medicina do IMEPAC Itumbiara- docente – atual;

Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara – professor Substituto - atual;

SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO - Instrutor de Educação Profissional em Química; Tutor de Educação a Distância; Analista Pedagógico – 2018 - 2022;

BP Bioenergia Itumbiara S/A, BP BIOENERGIA – Analista de Laboratório – 2017-2018;

BP Bioenergia Itumbiara S.A., BP, Brasil – Jovem Aprendiz – 2016-2017;

Colégio Instituto Francisco de Assis, IFA – Professor Substituto - 2016-2016;

Colégio Estadual Ermelindo Félix de Miranda, CEEFM – Professor Substituto - 2015-2015;

Formação complementar:

Especialização em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS pela Faculdade Única de Ipatinga, FUNIP, Brasil;

Especialização em Ensino de Ciências e Matemática, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano de Morrinhos, IFGOIANO, Brasil.

Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.

Motivação

A motivação para a construção do Glossário de Terminologias em Libras para Equipamentos Laboratoriais Utilizados na Área Tecnológica de Produção de Açúcar e Álcool, inicia com as experiências acadêmicas como estudante da área de Química, em especial aquelas propiciadas durante a realização do curso de Licenciatura em Química, durante os anos de 2012 e 2017. Durante o ano de 2016 a instituição de origem, o Instituto Federal de Goiás-Câmpus Itumbiara, possibilitou a participação em um curso de extensão para formação básica de Intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) que teve a duração de 160 horas.

Em 2018 a mesma instituição deu continuidade ao curso de extensão com foco à formação intermediária para Intérpretes de Libras, com duração de 160 horas. Além da experiência e conhecimento sobre a Língua de Sinais, o contato com professores e estudantes surdos deu início a curiosidade sobre como funciona a comunidade surda, quais dificuldades este público enfrenta para o acesso ao conhecimento científico, mais especificamente à área de Química, que era a principal área de interesse até o momento devido à formação inicial como professor.

As discussões com os profissionais ministrantes dos cursos de formação em Libras, bem como com os estudantes participantes favoreceu a elaboração de pressupostos sobre a ausência de sinais para as áreas de formação de cada profissional. Por existirem muitos estudantes advindos do curso de Química a observação sobre a complexidade de compreensão dos conteúdos dessa ciência pelos surdos, além da falta de conhecimentos sobre os sinais que já existem se tornaram foco de estudo como proposta de pesquisa e publicação de materiais auxiliares voltados para estudantes surdos que convivem com laboratórios de Química.

A especificidade de desenvolver um glossário para equipamentos relacionados a Produção de Açúcar e Álcool, se deu a partir das experiências do pesquisador/professor cursos na área tecnológica de Produção de Açúcar e Álcool, quanto em ambientes escolares e também industriais. Essa experiência se inicia a partir do contato do pesquisador/professor com uma pessoa surda no laboratório de Açúcar e Álcool, que levaram a observar as dificuldades da mesma, com relação a comunicação associada aos equipamentos do mesmo, dificuldade essa também observada através do contato com alunos surdos no Curso.

A partir disso, houve o momento da busca por materiais didáticos bilíngues na área Produção de Açúcar e Álcool, resultando na observação da escassez de termos de equipamentos laboratoriais em língua de sinais. Assim, se inicia a caminhada do pesquisador/professor para desenvolver o referido glossário em parceria com a surda Maísa Conceição Silva e com a professora doutora Nicéia Quirino Amauro.

Publicações

Livro: Ensino de Ciências Pensando no Estudante Surdo: propostas de atividades. Este livro foi publicado no ano de 2021 ao longo do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e foi organizado em parceria com Fernanda Welter Adams e Nicéia Quirino Amauro. Possui 11 capítulos com propostas de atividades para serem desenvolvidas com alunos surdos.

Link de acesso

Artigo: Produção de Glossário em Libras para Equipamentos de Laboratório: Opção para Experimentação Química e Inclusão, publicado no ano de 2019 na Revista Experiências Em Ensino de Ciências.

Link de acesso

Artigo: A Importância da Aula Experimental no Processo de Ensino-Aprendizagem para Alunos Surdos: Um relato de experiência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), publicado na revista Research, Society And Development, no ano de 2020.

Link de acesso

Resumo Expandido: Ensino de Química para Estudantes Surdos: Revisão Sistemática no Período de 2010 a 2020. O trabalho foi apresentado durante o XII Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola, promovido pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Link de acesso

Sinais em Libras

Refratômetro

É um instrumento óptico utilizado para medir o índice de refração de uma substância translúcida.

Clique Aqui

Densímetro

É um aparelho para medir densidades. O recurso pode ser usado na medição de diferentes tipos de massas. Na produção de cerveja é usado para medir a água, o mosto, o álcool etc.


Clique Aqui

Sacarímetro

É um polarímetro usado para medir a concentração de açúcar numa solução através de uma medida de rotação do plano de polarização da luz que atravessa, está calibrado para ler diretamente a concentração de açúcar.


Clique Aqui

Microdestilador

Utilizado para destilação de bebidas alcoólicas em geral (tequila, cachaça, vinhos, licores, vodca, gim, cerveja, entre outras), destilação de vinagre, álcool (líquido e em gel) e amostras de seu processo de fabricação (creme de levedura, vinhaça, flegmaça, mosto, vinho bruto, caldo), para posterior determinação do grau alcoólico através da análise de densidade.

Clique Aqui

Forno Mufla

É um equipamento utilizado em aplicações que exijam altas temperaturas. Na indústria Sucroenergética é utilizado para a determinação de impureza mineral.

Clique Aqui

Digestor de Bagaço

Utilizado para a digestão de bagaço e cana-de-açúcar, para posteriores análises de porcentagem em massa de sacarose aparente (POL) e açúcares redutores totais (ART).

Clique Aqui