Somos um projeto de Extensão composto por alunos e professores do curso de Engenharia Mecânica da UFSM e atuamos como uma ferramenta de auxílio à formação dos estudantes, através da realização de atividades de ensino e extensão que promovem o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Realizamos atividades que envolvem a comunidade externa à universidade, como workshops e minicursos, visando a difusão do conhecimento científico e tecnológico, mas também promovemos eventos para os próprios estudantes do curso de Engenharia Mecânica, como palestras, minicursos e visitas técnicas, buscando estreitar a relação entre universidade e empresas.
Buscamos complementar a formação acadêmica dos estudantes de Engenharia Mecânica da UFSM e estimular o interesse pela ciência pelo público da comunidade externa à universidade.
Visamos impactar o maior número de pessoas positivamente, expandindo o conhecimento dos estudantes e levando o curso de Engenharia Mecânica para além da universidade.
Proatividade, ética, excelência e companheirismo são os valores que nos movem em busca da difusão do conhecimento científico e do desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes.
As Escolas Piloto são projetos de extensão formadas por alunos e professores de universidades brasileiras, que ampliam o conhecimento para além do disponível nos currículos dos cursos das instituições de Ensino Superior.
A primeira Escola Piloto do Brasil foi criada no curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná e, espelhando-os, muitos grupos se interessaram pela ideia, uma vez que reafirma a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, já que além de complementar na formação dos estudantes, auxilia na democratização do ensino na comunidade.