Clique no evento para abrir as informações.

OFICINA I: Audiodescrição de imagens visando à educação geográfica inclusiva


Ministrante: Professora Dra. Tamara de Castro Régis (PMF)


EMENTA:

O estudo de metodologias e recursos inclusivos que possam ser empregados no Ensino de Geografia se justifica a medida em que o professor, como um dos pilares fundamentais no processo pedagógico, necessita de uma formação inicial e continuada que forneça elementos para um fazer pedagógico que contemple a diversidade dos estudantes inseridos no sistema regular de ensino.

A utilização de imagens como linguagem nas aulas de Geografia é amplamente empregada pelos professores, ademais as imagens também estão presentes no cotidiano escolar por meio dos livros didáticos, todavia por tratar-se de recursos visuais não são acessíveis a todos os estudantes em especial pelos estudantes com deficiência visual. Nessa perspectiva, compreendemos a audiodescrição, que consiste na transformação de imagens em palavras, como uma forma de proporcionar informação sonora suplementar, constituindo-se um recurso acessível que pode suprir as lacunas de acesso ao conteúdo imagético por estudantes com deficiência visual.

Objetivamos com a proposta discutir a audiodescrição de imagens para utilização no espaço escolar de modo a fomentar a Educação Geográfica Inclusiva.

Na oficina, iremos compreender a audiodescrição, seus benefícios, aplicabilidade, técnicas; Elaborar roteiros de audiodescrição com imagens presentes em livros didáticos de Geografia; Dialogar sobre como as imagens acessíveis podem ser empregadas para o enriquecimento do agir pedagógico e para a abertura de oportunidades de aprendizagem para todos os estudantes, contribuindo no entendimento e aceitação da diversidade no ambiente escolar.

 

Número de vagas: 25 participantes.

Recursos: Computador, projetor e caixa de som.

OFICINA II: Coleta de Dados Socioeconômicos para pesquisa em Geografia


Ministrante: Mestrando Otávio Cascaes Montanha (UFSC)


EMENTA:


Introdução às principais fontes de dados oficiais: SIDRA (IBGE), Rais e CAGED. Pesquisa conjuntural. Pesquisa estrutural. Censo Demográfico. Censo Agropecuário. Emprego e desemprego. O papel da estatística na geografia do século XXI: dinâmica e processo no uso de estatísticas para geografia. A oficina tem como objetivo capacitar estudantes e profissionais ligados às áreas de Geografia, Planejamento e gestão do território e áreas afins, que se interessem pelos dados, a exemplo dos Censos Demográfico e Agropecuário, organizados nas plataformas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e governamentais (RAIS e CAGED).

 

Número de vagas: 18 participantes

OFICINA III: O uso dos mapas com crianças dos anos iniciais


Ministrante: Profa. Dra. Karina Rousseng Dal Pont (UFPR)

EMENTA:

A educação geográfica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A cartografia escolar. O ensino de cartografia para crianças. Mapas vivenciais e os espaços biográficos. Construção e leitura da cartografia infantil. Cartografia escolar e uso das diferentes linguagens.

Objetivo: a proposta da oficina é desafiar professoras pedagogas em formação inicial a conhecer e refletir sobre as múltiplas possibilidades que o ensino de cartografia oferece para o desenvolvimento espacial das crianças ao longo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Propondo de forma prática algumas propostas de construção e leitura de mapas.

Recursos: Globo terrestre, mapa mundi, atlas, revistas para recortes, cola, tesoura, folhas sulfite e canetinhas.

 

Número de vagas: 20 a 25 participantes.

OFICINA IV: Projeto mapeando: as condições de trabalho dos professores de Geografia


Ministrantes: 

Profa. Dra. Denise Wildner Theves (UFRGS)

Prof. Dr. Nestor André Kaercher (UFRGS)

Doutorando Marcos Bohrer (IFSC)

EMENTA:

A oficina lança um olhar sobre a realidade profissional dos professores de Geografia do Rio Grande do Sul, analisando o cenário da profissão docente através da descrição da oferta de vagas ao professor de Geografia em redes municipais de ensino do estado do Rio Grande do Sul e do mapeamento de elementos que compõem situação do labor docente. 

Objetivos: 

I.  Estimar a renda média do professor de Geografia em início de carreira e em efetivo exercício em redes municipais do estado do Rio Grande do Sul. 

II. Elencar os centros formadores de professores de Geografia do estado do Rio Grande do Sul e o caráter.

III. Explorar diferentes matizes da precariedade no cotidiano de trabalho docente do professor de Geografia em redes municipais de ensino. 

IV. Apontar encaminhamentos que qualifiquem as políticas públicas na área de formação de professores, qualificação do trabalho docente e redistribuição dos recursos educacionais entre os entes da federação.

 

Número de vagas: 25 participantes.

OFICINA V: Rios em ambientes urbanos e riscos associados


Ministrante: Profa. Dra. Edna Lindaura Luiz (UDESC)

EMENTA:

A oficina destina-se a destacar a presença de rios na paisagem urbana e os problemas que podem ser gerados à ocupação humana em função de sua dinâmica ao longo do tempo. Para isso, serão desenvolvidos o conceito de rios e conteúdos sobre características e dinâmicas dos cursos d’água, destacando as modificações antrópicas tanto nos canais quanto nos terrenos da bacia hidrográfica.

A oficina será ministrada parte em sala de aula e parte em campo na bacia do rio Itacorubi nas imediações do Campus I da UDESC.

 

Número de vagas: 25 participantes.

OFICINA VI: Ensino de Geografia por investigação e o desenvolvimento do raciocínio geográfico


Ministrante: Prof. Me. Jackson de Morais (UFMG)

EMENTA:

O Ensino de Geografia por Investigação se justifica pela busca por outras possibilidades didático-pedagógicas, para além de um ensino centrado em informações e discussões sobre os componentes espaciais, além da pouca ou nenhuma consideração efetiva de situações geográficas, como proposto pela BNCC (2018). Esta oficina busca favorecer professores e futuros professores de Geografia a superar essa visão de Geografia mnemônica. Logo, ela guarda dois pressupostos básicos: 1 - uma prática pedagógica, ancorada em uma abordagem didática, que seja capaz de mobilizar os estudantes, despertando o interesse por situações geográficas por meio de investigações; 2 - contextualizando e demonstrando a relevância do conhecimento científico na vida cotidiana através do desenvolvimento do raciocínio geográfico.

 

Número de vagas: 15 participantes.

OFICINA VII: Caminhando com Antonieta de Barros


Ministrantes: 

Graduanda Letícia Damazio de Jesus (ARQ. UDESC)

Dra. Marilane Machado de Azevedo Maia (UDESC)

EMENTA:

Esta atividade prevê uma visita guiada no Museu da Escola Catarinense – MESC/UDESC com um olhar especial para o espaço “Saleta Antonieta de Barros” e o acervo exposto neste espaço. Haverá também no espaço do museu a exibição do curta-metragem “Caminhando com Antonieta de Barros” produzido em 2022 com recursos do Edital Câmpus de Cultura da UDESC. Parte-se do museu para uma caminhada na qual visitamos outros pontos selecionados no centro histórico de Florianópolis por onde transitou Antonieta de Barros.

Com isso, nossa principal intenção é apresentar diferentes perfis da personagem que viveu em Florianópolis-SC entre 1901-1952 e ocupou posições de destaque na vida política, educacional e literária. Na nossa caminhada a intenção é abordar questões da história e geografia ligadas ao patrimônio histórico, levando em consideração aspectos das relações de gênero e étnico-raciais no período histórico em que viveu esta personagem.

 

Número de vagas: 30 participantes (24 no ônibus e 6 para quem for até o local de encontro)

Os inscritos precisam confirmar a presença respondendo ao e-mail que será enviado ao se inscrever nesta atividade)