Agradecemos sua participação!

Objetivo Geral

O objetivo geral do encontro de estudantes, professores/as e pesquisadores/as da área da Geografia é oportunizar espaços para debates e socialização de questões e saberes que envolvem a Geografia, a Educação Geográfica, as políticas curriculares para a formação de professores/as e o desenvolvimento e planejamento socioambiental no campo geográfico.

Histórico dos eventos anteriores


Os Encontros de Práticas de Ensino de Geografia são organizados por professores e pesquisadores da área do ensino de Geografia dos três estados da Região Sul do País (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul). A proposta, desde a sua concepção, é que professores/as e pesquisadores/as se reúnam em torno de temáticas que possam ser discutidas e possibilitem o avanço nas pesquisas da área do ensino de Geografia e da formação de professores. A seguir, listamos os eventos anteriores juntamente com suas temáticas:IV ENPEG-SUL – Ensino de geografia no contemporâneo - metodologias e vivências escolares, realizado nos dias 20 a 23 de junho de 2013 na UFRGS, em Porto Alegre/RS.IV ENPEG-SUL – Geografia ou geografias: práxis educativas e formação docente, realizado nos dias 30 e 31 de outubro de 2014 na UFSC, em Florianópolis/SCIV ENPEG-SUL – Desafios do Ensino de Geografia no Brasil: formação docente, pesquisa e relevância social – realizado nos dias 10, 11 e 12 de dezembro de 2016 na Universidade Estadual de Londrina – UEL, em Londrina/PR.IV ENPEG-SUL – Ensino de Geografia e políticas curriculares – realizado nos dias 11, 12 e 13 de junho de 2018 na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis/SC.
O Simpósio de Geografia (SIMGEO) é promovido todos os anos pelo Departamento de Geografia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis/SC. O evento tem como principal objetivo aprofundar discussões sobre temas relevantes às áreas da Geografia.

Os trabalhos apresentados no evento contemplaram os seguintes Grupos de Trabalhos (GTs):

1. Formação de professores e políticas públicas 

Este eixo tem como propósito dialogar sobre as distintas relações e articulações entre a formação de professores em Geografia e as políticas públicas que têm ancorado as propostas de organização curricular dos cursos de formação inicial e a Educação Básica. Também tem como foco promover o debate acerca da prática profissional dos professores de Geografia da educação básica e os novos desafios dessa profissão. 

Palavras-chave: Identidade docente; Currículo; Saberes docentes; Trabalho docente. 

2. Práticas de ensino e Estágios Curriculares Supervisionados

Este eixo tem como objetivo propor o diálogo acerca da articulação do estágio curricular supervisionado para o desenvolvimento profissional e a análise das diferentes práticas pedagógicas efetivadas no trabalho docente na educação Básica. Também tem como propósito discutir a relação teoria e prática na produção de conhecimentos e mobilização de saberes na relação universidade e escola, nos espaços escolares e não escolares.

Palavras-chave: Práxis docente; Práticas curriculares no Ensino de Geografia; Relatos de experiência; PIBID; Residência Pedagógica. 

3. Linguagens, metodologias e Educação geográfica

Este eixo temático busca abrir espaço para o debate sobre as diferentes linguagens da educação geográfica, pensando nas possibilidades e desafios diante da realidade e da educação contemporânea. Incluem-se, neste eixo, trabalhos que abordem práticas e pesquisas (em andamento ou concluídas) que possuem como questão central as múltiplas linguagens na educação geográfica(como a utilização de recursos tecnológicos, imagens, cinema, outras cartografias etc.).Palavras-chave: TICs; Recursos didáticos; Livro didático de Geografia.  

4. Diversidades e pluralidades na Geografia

Este eixo tem como finalidade possibilitar diálogos e reflexões pautados na perspectiva da diversidade e da interlocução entre a educação e a Geografia, considerando suas múltiplas possibilidades de formação humana e emancipação nos espaços escolares e não escolares. Neste sentido, este eixo inclui trabalhos que abordem questões relacionadas a gênero e feminismo, educação das relações étnico-raciais, educação quilombola, educação do campo, educação em espaços de privação de liberdade, educação da classe trabalhadora, educação indígena e educação inclusiva.

Palavras-chave: Multiculturalidades; Identidades; Movimentos sociais; Diferenças. 

5. Geotecnologias e representação na Geografia

Este eixo tem como objetivo reunir experiências de ensino, pesquisa e extensão que abordem processos de mapeamento, cartografia e representação de forma diversa e inovadora. Entre as abordagens possíveis estão debates sobre as políticas e os usos sociais dos mapeamentos, mapeamentos sociais e coletivos, cartografias afetivas, uso de softwares livres para geoprocessamento, inovações no campo das geotecnologias, entre outros.

Palavras-chave: SIG; Cartografia Geral; Cartografia Temática; Aerofotogrametria. 

6. Desenvolvimento socioambiental e o Planejamento territorial na Geografia

Este eixo tem como objetivo debater marcos teóricos e experiências práticas capazes de reestruturar os campos do desenvolvimento e do planejamento no sentido da transformação popular dos territórios. A partir das escalas da região e da cidade, incluem-se temáticas como justiça socioambiental, racismo ambiental, desenvolvimentos alternativos, planejamentos horizontais e populares, planejamento conflitual, urbanismo feminista, entre outros.

Palavras-chave: Geografia cultural; Geografia do Turismo; Biogeografia; Geomorfologia; Climatologia.