Os trabalhos apresentados no evento contemplaram os seguintes Grupos de Trabalhos (GTs):
1. Formação de professores e políticas públicas
Este eixo tem como propósito dialogar sobre as distintas relações e articulações entre a formação de professores em Geografia e as políticas públicas que têm ancorado as propostas de organização curricular dos cursos de formação inicial e a Educação Básica. Também tem como foco promover o debate acerca da prática profissional dos professores de Geografia da educação básica e os novos desafios dessa profissão. Palavras-chave: Identidade docente; Currículo; Saberes docentes; Trabalho docente.
2. Práticas de ensino e Estágios Curriculares Supervisionados
Este eixo tem como objetivo propor o diálogo acerca da articulação do estágio curricular supervisionado para o desenvolvimento profissional e a análise das diferentes práticas pedagógicas efetivadas no trabalho docente na educação Básica. Também tem como propósito discutir a relação teoria e prática na produção de conhecimentos e mobilização de saberes na relação universidade e escola, nos espaços escolares e não escolares.Palavras-chave: Práxis docente; Práticas curriculares no Ensino de Geografia; Relatos de experiência; PIBID; Residência Pedagógica.
3. Linguagens, metodologias e Educação geográfica
Este eixo temático busca abrir espaço para o debate sobre as diferentes linguagens da educação geográfica, pensando nas possibilidades e desafios diante da realidade e da educação contemporânea. Incluem-se, neste eixo, trabalhos que abordem práticas e pesquisas (em andamento ou concluídas) que possuem como questão central as múltiplas linguagens na educação geográfica(como a utilização de recursos tecnológicos, imagens, cinema, outras cartografias etc.).Palavras-chave: TICs; Recursos didáticos; Livro didático de Geografia. 4. Diversidades e pluralidades na Geografia
Este eixo tem como finalidade possibilitar diálogos e reflexões pautados na perspectiva da diversidade e da interlocução entre a educação e a Geografia, considerando suas múltiplas possibilidades de formação humana e emancipação nos espaços escolares e não escolares. Neste sentido, este eixo inclui trabalhos que abordem questões relacionadas a gênero e feminismo, educação das relações étnico-raciais, educação quilombola, educação do campo, educação em espaços de privação de liberdade, educação da classe trabalhadora, educação indígena e educação inclusiva.Palavras-chave: Multiculturalidades; Identidades; Movimentos sociais; Diferenças.
5. Geotecnologias e representação na Geografia
Este eixo tem como objetivo reunir experiências de ensino, pesquisa e extensão que abordem processos de mapeamento, cartografia e representação de forma diversa e inovadora. Entre as abordagens possíveis estão debates sobre as políticas e os usos sociais dos mapeamentos, mapeamentos sociais e coletivos, cartografias afetivas, uso de softwares livres para geoprocessamento, inovações no campo das geotecnologias, entre outros.Palavras-chave: SIG; Cartografia Geral; Cartografia Temática; Aerofotogrametria.
6. Desenvolvimento socioambiental e o Planejamento territorial na Geografia
Este eixo tem como objetivo debater marcos teóricos e experiências práticas capazes de reestruturar os campos do desenvolvimento e do planejamento no sentido da transformação popular dos territórios. A partir das escalas da região e da cidade, incluem-se temáticas como justiça socioambiental, racismo ambiental, desenvolvimentos alternativos, planejamentos horizontais e populares, planejamento conflitual, urbanismo feminista, entre outros.Palavras-chave: Geografia cultural; Geografia do Turismo; Biogeografia; Geomorfologia; Climatologia.