Engenharia Florestal

Vestibular dia 19 de Agosto de 2018

Agora é a Hora de Ser Engenheiro Florestal no Setor de Agronegócio de Maior Influência no Sul da Bahia!

Quem é que está lhe convidando a fazer parte do curso de Engenharia Florestal?

Meu nome é Daniel Camara Barcellos, sou Coordenador de Cursos da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas-BA e tenho prospectado a melhor forma de AJUDAR PESSOAS a transformarem suas vidas por meio da EDUCAÇÃO.

Meu objetivo é fazer com que VOCÊ ALCANCE as conhecimentos e competências necessárias para ter sua graduação ao longo dos 05 anos.

NOS ÚLTIMOS 20 ANOS tenho atuado no segmento florestal em diversos áreas (produtiva, educação, inovação etc.) tendo ajudado inúmeras empresas e pessoas neste segmento.

Quero, pessoalmente, a partir da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas - BA ajudá-lo a se CAPACITAR DE FORMA EXCELENTE, dentro do prazo previsto da sua graduação .

Se você me ajudar a cumprir a minha missão, eu lhe ajudarei a alcançar o SEU SONHO de ter a sua graduação dentro dos seus projetos de vida.

O que eu posso fazer como um Engenheiro Florestal?

  1. O ENGENHEIRO FLORESTAL elabora e executa projetos de reflorestamento para produção e colheita de madeira e recursos não-madeireiros, transformando essas matérias primas por meio de processos industriais (madeira serrada, borracha, resinas,chapas de madeira, carvão vegetal, papel e celulose, etc.) .
  2. O ENGENHEIRO FLORESTAL estuda e promove a exploração sustentável de recursos florestais. Ele avalia o potencial de ecossistemas florestais e planeja seu aproveitamento sempre levando em consideração a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas e do bioma.
  3. O ENGENHEIRO FLORESTAL encarrega-se da seleção de sementes e mudas de plantas, identifica e classifica espécies vegetais e procura melhorar suas características, analisando as condições necessárias à sua adaptação ao meio ambiente.
  4. O ENGENHEIRO FLORESTAL elabora e acompanha projetos de preservação de parques e de reservas naturais e cuida de fazendas de reflorestamento.
  5. O ENGENHEIRO FLORESTAL gerencia a produção de mudas, planeja a plantação e faz pesquisas voltadas ao melhoramento genético das espécies, em parceria com profissionais de biotecnologia. T
  6. O ENGENHEIRO FLORESTAL trabalha na recuperação áreas degradadas, cuidar da arborização urbana e avaliar o impacto ambiental de atividades humanas em uma determinada área.
  7. O ENGENHEIRO FLORESTAL faz, ainda, vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, visa a garantir a segurança e minimizar impactos socioambientais.

Qual é o MERCADO do Engenheiro Florestal?

O engenheiro florestal atua em propriedades rurais, empresas, indústrias de grande, médio e pequeno porte, ONGs, órgãos governamentais, comunidades quilombolas, indígenas e rurais, com atividades nas áreas de:

  • silvicultura e manejo: produção de mudas, plantio, cuidados pós-plantio e levantamentos quantitativos e qualitativos do desempenho das árvores;
  • ecologia aplicada (conservação da natureza): elaboração, execução e fiscalização de projetos de restauração de florestas e adequação ambiental, análise de impactos ambientais como construção de barragens e instalação de novos bairros e condomínios, supervisão de unidades de conservação (flora e fauna) e educação ambiental;
  • tecnologia de produtos florestais: processos de produção de madeira serrada, móveis, celulose, papel, bioenergia, painéis de madeira, carvão e obtenção de resinas, óleos essenciais, entre outros produtos extraídos da floresta.

Ingresse agora no Curso de Engenharia Florestal Pitágoras Teixeira de Freitas - BA que está localizado num dos maiores centros de reflorestamento do Brasil o que gera MUITAS OPORTUNIDADES de negócios e empregos!

Como é o Curso de Engenharia Florestal no Pitágoras?

O curso é realizado ao longo de 10 semestres (por 05 anos) em aproximadamente 40 disciplinas.

O curso de Engenharia Florestal da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas - BA oferece ao aluno:

Disciplinas Básicas nas áreas das ciências exatas e biológicas como Cálculo, Física, Bioquímica, Biologia celular, Genética, Botânica e Zoologia dentre outras

Disciplinas Profissionalizantes gerais como: Climatologia e Meteorologia, Microbiologia, Solos, Construções rurais, topografia, dentre outras;

Disciplinas Profissionalizantes específicas como: Sementes e viveiros florestais, Melhoramento Florestal, Mecanização e Colheita Florestal, Tecnologia de produtos florestais, Extensão e Administração florestal, Inventário florestal, Manejo Florestal, dentre muitas outras.

Eu tenho Aulas Práticas?

SIM! você terá muitas aulas práticas de campo, laboratório e visitas técnicas ao longo da sua graduação.

Além das práticas você irá usufruir das metodologias ativas que consiste no aprender a partir do exercício constante de análise de situações problemas.

Veja algumas fotos de nossas práticas já realizadas!

Quem são os meus professores?

Os professores do colegiado são especialistas, mestres e doutores no segmento das agrárias e compõem um time de professores que preza na sua transformação em um profissional de excelência.

CONHEÇA alguns dos professores do curso:

ATIVE O ESCOTEIRO que existe em você e SE TORNE um Engenheiro Florestal!

Como posso ingressar no Curso de Engenharia Florestal Pitágoras?

Para ingressar na faculdade de engenharia florestal é necessário ter pelo menos segundo grau completo.

O ingresso vem através de:

  1. Vestibular Geral: Alcançando a pontuação necessária e sendo aprovado você pode se matricular na faculdade. Fique atento as datas do vestibular
  2. Vestibular Agendado: Faça uma prova agendada e alcançando a pontuação
  3. Transferência: Se você já faz um curso superior em outra faculdade, você pode pleitear uma vaga, basta encaminhar seu histórico para coordenador de curso para fazer uma avaliação mais precisa.
  4. Segunda Graduação: Você que já fer uma graduação não precisa realizar o vestibular basta encaminhar seu histórico para coordenador de curso para fazer uma avaliação mais precisa.
  5. Pontuação no Enem: Se você tem mais de 450 pontos no ENEM você pode se inscrever e pleitear uma vaga no curso de engenha

Tenho Financiamento?

Sim! Existem vários financiamento dentre os mais importantes destacamos:

  • FIES - Programa do Governo que destina-se a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não possuem condições de arcar com os custos de sua formação.
  • O PEP - Parcelamento Estudantil Privado, e suas modalidades, PEP 30, PEP 40 e PEP 50, estão disponíveis para determinados cursos da modalidade de ensino de graduação presencial e se aplicam a novos alunos.

Tem oferta de bolsas de estudo?

Sim existe as bolsas de estudo pelo governo federal e pela própria instituição

PROUNI - É a sigla para Programa Universidade para Todos. Esse é um programa que promove a acessibilidade à educação para quem tem renda baixa. Por meio dele, é possível conseguir bolsas integrais ou parciais para universidades ou faculdades particulares cadastradas no programa em todo o país .

BOLSAS PITÁGORAS - Bolsas diversas de 25%, 35% 50% e até 100%. Entre em contato com a coordenação do curso para saber mais sobre as bolsas

Onde eu vou estudar?

Você irá estudar presencialmente no campus da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Fretias- BA

Avenida Juscelino Kubitschek, 3000 - Br 101 - Km 879,4, Bela Vista, Teixeira de Freitas – BA, CEP: 45.996-220

Estima-se que o número de empregos mantidos pelo segmento florestal baiano seja de 323 mil, sendo 40 mil empregos diretos, 101 mil indiretos e 182 mil resultantes do efeito-renda%, (ABAF 2015).

Para quem é o curso de Engenharia Florestal?

Para ser um engenheiro florestal é necessário ter algumas características importantes, veja algumas delas abaixo:

  1. Na engenharia florestal... é preciso ter verdadeira paixão pela pesquisa e pela biologia.
  2. Na engenharia florestal... é importante saber manter o controle emocional e ser uma pessoa independente é uma característica básica para quem quer progredir na área.
  3. Na engenharia florestal... é também importante ter a mente aberta para as diversas culturas e modos de vida e, acima de tudo, respeito. Desde o dono de uma indústria de celulose, até o pequeno agricultor de subsistência, passando por comunidades ribeirinhas e tribos indígenas, esse trabalho é uma oportunidade incrível de conhecer pessoas diferentes.
  4. Na engenharia florestal... dentro de sua vivência com o mundo, existe uma riqueza sem fim no lidar com os produtos que a terra produz. O engenheiro florestal pode tanto ajudar a esses indivíduos, com informações e novas técnicas, como também aprender e tomar parte da sabedoria ancestral.
  5. Na engenharia florestal... se você está leu este texto aqui... é por que se identifica e breve será um engenheiro florestal de sucesso.

Eu vou arrumar emprego após me formar?

A Faculdade Pitágoras pensando na aproximação dos nossos alunos ao mercado de trabalho e na qualificação do Modelo Acadêmico, a Faculdade Pitágoras criou o Canal Conecta.

O Canal Conecta é perfeito para você que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.

Ao entrar na faculdade você pode se inscrever no Canal Conecta e aumentar as chances de arrumar empregos.

O CANAL CONECTA é um portal de empregabilidade para os alunos do grupo Kroton.

Qual o investimento na MINHA GRADUAÇÃO em Engenharia Florestal?

Prazo para Inscrições 2018-2 se esgotando...

Perguntas Frequentes

1 - Qual o tempo de graduação?

O tempo de graduação é de 5 anos em 10 semestres letivos

2 - A Faculdade é presencial?

Sim, a faculdade é presencial.

3 - O curso é diurno ou noturno?

O curso é noturno permitindo ao aluno que trabalhe posso realizá-lo. As aulas acontecem entre segunda e sexta-feita entre 19:00 e 22:00 horas

4 - Como se tem práticas sendo engenharia flroestalum curso noturno?

As práticas de campo acontecem aos sábados ou em datas combinadas permitindo que o aluno realize ao dia as atividades práticas de campo. As demais aulas práticas que acontecem em laboratório acontecem normalmente a noite.

5 - O curso tem atividades online?

Sim. Você pode ter atividades online no percentual de até 20% do curso conforme legislação e recomendação do Ministério de Educação - MEC.

6 - Quem são os professores da Graduação?

São professores do campus da faculdade (especialistas, mestre e doutores) que atendem vem atender a demanda do curso.

7 - E se eu tiver alguma dúvida ou precisar de suporte?

Se precisar estamos à disposição através nosso email e telefones apresentados aqui no site para tirar todas as suas dúvidas.

8 - E se a graduação não atender minhas expectativas?

Você pode assistir algumas aulas presenciais mediante autorização do coordenador de curso para checar a qualidade das aulas antes de tomar sua decisão para ingressar na graduação. Em qualquer momento você também pode transferir para os quase 20 cursos oferecidos pela faculdade na cidade de Teixeira de Freitas.

8 - Qual a forma de pagamento da graduação?

Existem várias formas de pagamento, basta entrar em contato com nosso setor comercial.

9 - Quais os requisitos para ingressar na pós-graduação?

O requisito básico é ter pelo menos o segundo grau completo e ser aprovado no vestibular

10 - O que o aluno precisa fazer para ser aprovado nas disciplinas?

Para a obtenção da aprovação em cada disciplina o aluno deverá cumprir todas as seguintes condições:

  • Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) em todas as disciplinas;
  • Nota igual ou superior a 7,0 (sete) ;

11 - Tenho fazer Trabalho de Conclusão de Curso?

Sim você precisa nos períodos finais do curso desenvolver um TCC de tema específico da engenharia florestal.

12 - Tenho que fazer estágio?

Sim! Você tem que fazer estágio curricular para obter o título de engenheiro florestal

13 - Quando começam as aulas graduação?

As aulas começam em fevereiro/março para os ingressantes de início do ano, e julho/agosto para os ingressantes de meio do ano.

Entre em contato na Coordenação de Curso e veja COMO VOCÊ PODE COMEÇAR a sua graduação agora!