Biografias
Biografias
Juliana Macedo
Coordenadora do projeto de gestão de dados no Centro de Inteligência Urbana do Município de Famalicão
Gestora da plataforma Imperium, de dados internos e projetos internacionais no Centro de Inteligência Urbana na Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Colaboração na elaboração do Observatório Famalicão.
No âmbito dos ODS, é coordenadora dos Embaixadores ODS da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, tendo elaborado dos Relatórios de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (RSRS) do Município. Colaborou com o CESOP Local na elaboração do Índice de Sustentabilidade Municipal (ISM).
Licenciada em Engenharia de Instrumentação e Qualidade Industrial pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).
Mariana Espel de Oliveira
Projeto Usina Eureka e coordenadora científica do Projeto “Museus de Famalicão. Desenvolvimento Sustentável na prática”
Mestre em Museologia pela Universidade do Porto, pós-graduada em Ciência Política com especialização em Políticas do Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Aveiro e Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade do Norte do Paraná.
Na sua trajetória académica desenvolveu um modelo para medição do índice de sustentabilidade dos museus onde foram definidos indicadores baseados na Agenda 2030 da ONU. Durante o mestrado, elaborou um modelo de negócios para museus - Usina Eureka. É coordenadora científica do projeto Museus de Famalicão. Desenvolvimento Sustentável na prática, em execução na Rede de Museus de Famalicão. Em 2023, finalizou Projeto de medição do índice de sustentabilidade de cinco Museus da cidade de São José dos Campos, em São Paulo, projeto financiado pelo Fundo Municipal da Cultura da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeitura de São José dos Campos-SP.
Raquel Ferreira Fins
Mestranda em Gestão de Políticas Públicas na Universidade de Aveiro.
Licenciada em Ciências Sociais - Minor em Ciência Política e Administrativa pela Universidade Aberta. Encontra-se a desenvolver um trabalho sobre a aplicação das diretrizes da Agenda 2030 no sector cultural.
Djalma Penha
Gestor do Museu dos Desportos de São José dos Campos, Brasil.
Designer de Comunicação Visual e Projeto de Produto, pela Faculdade Integrada Teresa D´Avila de Lorena de São Paulo/Brasil, desde 2003 é especializado em Museografia e Património Cultural pelo Centro Universitário Claretiano (2018).
Desde 2005 encontra-se no Museu de Desportos de São José dos Campos na área de Supervisão e Museografia, onde implementou o sistema de gestão de acervo, criou o site da instituição, participou da sua reestruturação em 2010 e criou o projeto Caminhos do Museu e Ídolos do Desporto. Desde então trabalha com diversos projetos expositivos.
Foi representante regional do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus do Estado de São Paulo – Brasil) da Região Administrativa de São José dos Campos no ano de 2011/2012 e 2017/2018, Conselheiro de Orientação do SISEM-SP no ano de 2012/2014. Participou da Criação da Rede de Memória do Desporto no ano de 2011, desde então atuando como colaborador e articulador das ações para capacitação das instituições.
Fátima Roque
Diretora do Departamento de Museus, Monumentos e Palácios, da Direção-Geral do Património Cultural. Programa Ibermuseus.
Doutora em Estudos Portugueses na especialidade Literatura, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Pós-Graduada em Cultura Portuguesa Contemporânea pelo Instituto Camões, e Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa. Diretora do Departamento de Museus, Monumentos e Palácios, da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), desde setembro de 2022. É representante da DGPC no Programa Ibermuseus, integrando a Mesa Técnica de Sustentabilidade, desde 2019.
Na DGPC, tem vindo a desempenhar funções na área da museologia, nomeadamente de assessoria da Direção para a área de Museus (2018-2019); Comunicação Estratégica do Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado (2020); assessoria, gestão da coleção e produção de exposições da Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE). Anteriormente, exerceu funções de dirigente no Município de Vila Franca de Xira, nas áreas da Comunicação e da Cultura/Museus - Museu Municipal de Vila Franca de Xira, e Museu do Neo-Realismo, Fábrica das Palavras/Biblioteca e Centro Cultural de Vila Franca de Xira.
Luísa Peixoto
Intérprete de LGP
Natural de Vila Nova de Famalicão, desde cedo demonstrou o seu interesse pela educação, tendo feito voluntariado em diferentes instituições ligadas a esta área. Em 2010, licenciou-se em tradução e interpretação da Língua Gestual Portuguesa, pela Escola Superior de Educação do Porto. Em 2015, iniciou o seu trabalho como intérprete da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, função que exerce atualmente. Faz, também, diversas traduções em áreas como educação, política e cultura.
Mais informações : rededemuseus@famalicao.pt