A escola de segurança física nuclear foi desenvolvida pelo programa INSEN da IAEA com o objetivo de oferecer uma visão contemporânea e abrangente sobre segurança física nuclear. Foi projetada para jovens estudantes e profissionais trabalhando, ou estudando, em instituições relevantes em seus países de origem. Os candidatos devem ter um interesse profissional específico ou conhecimento de segurança física nuclear, embora a formação acadêmica e técnica possa variar. Candidatos com formação científica ou técnica na área nuclear são especialmente incentivados a se inscrever.
Pela primeira vez na história do programa oficial da IAEA será ministrado integralmente em português e por profissionais locais criando condições para o contínuo intercambio e desenvolvimento técnico científico na área em apoio ao Programa Nuclear Brasileiro.
O curso contará com a participação de professores e profissionais das seguintes Instituições: IPEN, UFRJ, UFMG, IME, IRD, GSI, ABACC e ELETONUCLEAR e será realizado de forma presencial no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) localizado na avenida Professor Lineu Prestes 2242 , São Paulo – CEP 05508-000.
A participação na ENBSFN será de forma gratuita. Entretanto, atendendo as normas da Agência Internacional de Energia Atômica, todos os candidatos precisarão ser aprovados em pelo menos cinco minicursos oferecidos online ( https://www.iaea.org/topics/security-of-nuclear-and-other-radioactive-material/nuclear-security-e-learning ) .
Por favor, veja abaixo as instruções de como participar dos cursos online da Agência Internacional de Energia Atômica:
Material online de segurança física nuclear está disponível aqui. Os participantes precisam criar uma conta para conexão. As instruções estão disponíveis na plataforma IAEA e-learning platform. Para mais informações envie um e-mail para NSNSelearning@iaea.org.
Os participantes residentes fora da cidade de São Paulo, aprovados na seleção, poderão solicitar apoio financeiro para hospedagens e transporte.