Livro Físico

Variações em Sessões: cinema e interdisciplinaridades

Submissões abertas até 30/09! Envie seu capítulo

ISBN: 978-65-00-29382-1

Este livro é organizado pela Mostra [em]curtas em parceria com a Pró Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o coletivo Cinema Nômade, com corpo editorial da Revista F(r)icções. A obra será impressa pela gráfica UFU, da Editora da UFU (EDUFU) com recursos financiados pelo Programa Institucional de Apoio à Cultura (PIAC), Edital PROEXC nº 38/2021, da PROEXC/UFU.

CHAMADA PARA PUBLICAÇÕES: Livro “Variações em Sessões: cinema e interdisciplinaridades”

ISBN 978-65-00-29382-1


Editores: Keyme Gomes Lourenço (Universidade Federal de Uberlândia/ bolsista CAPES), Junior Cardozo da Cunha (Universidade Federal de Uberlândia/ bolsista CAPES).


Os trabalhos devem ser adequados às normas para publicação e enviados à Comissão Editorial até o dia 30 de setembro de 2021 por meio do formulário eletrônico link. O livro será publicado em dezembro de 2021.

Leia a proposta do livro e conheça as normas de publicação da Mostra [em]curtas.

Livro “Variações em Sessões: cinema e interdisciplinaridades” ISBN 978-65-00-29382-1


O estímulo audiovisual é uma das armas mais poderosas na construção de pós-verdades. Com vontade de explorar as várias consequências dessa afirmação, propusemos que este livro organizado pela Mostra [em]curtas em parceria com a Pró Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (PROEXC/UFU) e o coletivo Cinema Nômade, com corpo editorial da Revista F(r)icções ISSN 2763-843X, experimentasse diferentes possibilidades de pensar o tema “Variações em cinema e interdisciplinaridades”. Portanto, convidamos à submissão de capítulos constituídos por artigos, relatos, ensaios, textos jornalísticos, entrevistas e produções artísticas e culturais, que deem atenção às áreas, campos e disciplinas de estudo e de ações, cujos objetos e temas investigativos tocam e são tocados pelo cinema, audiovisual, mídias, imagens, quadrinhos e fotografias em sua natureza essencialmente interdisciplinar.


No livro, os capítulos darão visibilidade ao que emerge quando se pensa que tudo passa por um tornar-se com o cinema, audiovisual, imagens, mídias, tecnologias digitais e suas interdisciplinaridades, em processos midiáticos que conclamam por corresponsabilidades e coexistências para sua própria produção.


Convocamos pensamentos e práticas capazes de enfrentar as lógicas que enriquecem uma única forma de existência. O livro revelará experimentações que se arriscam intimamente em interdisciplinaridades humanas e não humanas. Materiais que avaliam a vida implicada em complexidades híbridas para além dos binarismos, propondo mixagens entre os diferentes campos de conhecimentos, disciplinas, áreas, práticas e meios.


O livro performará as variações que o cinema, audiovisual, imagens, mídias e tecnologias digitais têm em relação as interdisciplinaridades das 9 sessões [em]curtas:

Sessão 1

Meio Ambiente; Mudanças Climáticas; Naturezas; Ruínas; Paisagens; Clima; Antropoceno; Vida; Biopirataria; Bioarte

Sessão 2

Corpo e Território; Geografia; Cartografia; Regionalismo; Geopolítica; Tratados; Demarcação; Colônias; Favelas; Rua; Estradas

Sessão 3

Conexões Humanas; Encontros; Flash Back; Efeito Borboleta; Destinos; Carma; Corredores; Histórias Conectadas; Tramas; Dramas.

Sessão 4

Vento e Movimento; Utopias; Sonhos; Desejos; Escolhas; Direitos Humanos; Estilos de vida; Mudanças de vida; Fantasia; Outros mundos; Distopia; Realidade múltiplas e paralelas

Sessão 5

Política; Governo; Golpe; Luta de Classes; Classes; Manifestações; Lutas; Minorias; Políticas Públicas; Direito; Leis; Ordem e Progresso; Partido; SEM partido; Estado; País; Paisagem

Sessão 6

Educação; Ensino; Aprender; Escola; Não-escola; Professorxs; Infância; Giz; Chão; Brincadeiras; Didática; Formação; Universidade; Privado; Público; Experiências; Jogos; Livros; EJA; Pós; Academia; Pedagogia; Recurso

Sessão 7

Gênero; Corpo; Sexualidade; Desejo; Prazer; Orientações; Gênes; Arco-íris; Ciclos; Toque; Pele; Órgãos; Músculos; Sexo; Gozo; Respeito; Liberdade; Pan; Bi; Trans; Non; Quuer; Cyborg, Bio-manipulação; Inteligencia Artificial; Biorobótica; Prótese; Dildo

Sessão 8

Documentários; Documenteur*; Doc-FIC; Doc-romantico; Doc-ação; Doc-Terror; Doc-étnico; Doc-civil; Doc-amador; Doc-ambiental; Doc-Social; Doc-animação; Doc-policial; Doc-jornalistico

Sessão 9

Em Casa; Pandêmico; Covid; Doença; Morte; Vida; Vacina; EPI; Saudade; Abraço; Saúde; Agulha; Ar; Inspiração; Adaptação; Home-Office; Mídias; Bilionários; O2; Rede; Tela; Janela; Pensados a partir fev/2020

NORMAS PARA A PUBLICAÇÃO


As publicações dos capítulos no Livro “Variações em Sessões: cinema e interdisciplinaridades” serão avaliadas pela Comissão Editorial e por pareceristas ad hoc da Revista F(ric)ções ISSN 2763-843X e também PROEXC/UFU, por meio de revisão às cegas, reservando-se o direito de se propor modificações com a finalidade de adequar os trabalhos aos seus padrões editoriais. Os originais submetidos ao livro não precisam ser inéditos no Brasil, sendo necessário anunciar em nota de rodapé vinculada no título, que os dados e resultados já estão publicados em outro local, indicando este, cabendo ao Conselho Editorial avaliar a conveniência de publicar ou não trabalhos já divulgados em outros idiomas ou não, por revistas e órgãos editoriais de outros países.


Cabe à Comissão Editorial uma análise preliminar dos originais recebidos, a fim de verificar a conformidade com a temática do livro, podendo recusá-los ou encaminhá-los, caso aprovados, para processo de avaliação com vistas à sua publicação ou não. Poemas e outras modalidades de produção artístico-literária e iconográfica são também publicados, desde que sejam aprovados pela Comissão Editorial. É condição para a publicação dos materiais a adequação à proposta interdisciplinar do livro, o cumprimento das normas e a revisão prévia.


Instruções aos colaboradores:

Apreciação pela Comissão Executiva Editorial


Os trabalhos serão, primeiramente, apreciados pela Comissão Editorial Executiva, que solicitará pareceres aos Consultores ad hoc, que permanecerão anônimos. Os artigos serão encaminhados aos consultores sem identificação. Pessoas autoras serão notificadas da aceitação ou recusa de seus trabalhos. Quando forem indicadas modificações substanciais, o autor será notificado e poderá realizá-las, devolvendo o trabalho reformulado dentro do prazo estabelecido pela Comissão. Antes da publicação dos trabalhos, os pareceres serão enviados aos autores. Caso os autores não levem em consideração os apontamentos e sugestões de correção contidas nos pareceres, o texto não será publicado. A decisão final acerca da publicação ou não do trabalho caberá sempre a Comissão Editorial Executiva da Revista F(r)icções e da Mostra [em]curtas.


Os capítulos do livro podem ser das seguintes categorias: artigos/textos completos de pesquisas finalizadas, relatos de experiência e ensaios.

ARTIGOS COMPLETOS e RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Os trabalhos podem ter até cinco pessoas autoras. Serão aceitos artigos inéditos em português, espanhol e inglês com o máximo de 30 páginas, excluindo as referências finais.

ENSAIOS, TEXTOS JORNALÍSTICOS, ENTREVISTAS, PRODUÇÃO ARTÍSTICAS e CULTURAIS

Os trabalhos podem ter até cinco pessoas autoras. Serão aceitos ensaios inéditos em português, espanhol e inglês com o máximo de 15 páginas, excluindo as referências finais. Esta seção caracteriza-se pela maior liberdade formal na exposição do tema de interesse das pessoas autoras e de seus argumentos. Seu caráter é de um exercício do pensamento provido de rigor.


FORMATAÇÃO PARA CAPÍTULOS

Todos os trabalhos devem obedecer estritamente à formatação apresentada no template (margens, tamanho da folha, espaçamentos, tamanho de fonte, estilos etc.), que trazem também exemplos das normas para citação e referenciação. Os casos não exemplificados deverão ser consultados nos documentos da ABNT linkados abaixo.

Submissões: até 30/09

Respostas dos avaliadores: a partir de 10/10

Publicação dos trabalhos: Novembro/Dezembro 2021

Template para capítulo:

1) Serão aceitos arquivos somente nos formatos Microsoft Word 97-2003 ou versão superior, Openoffice ou RTF.

2) As citações deverão seguir a NBR 10520 – 2002;

3) As referências deverão seguir a NBR 6023 – 2002

4) Para o uso de Figuras ver tópico 5.9 da NBR 14724 – 2011

5) Para os artigos, havendo o uso de Quadro e Tabela devem ser consultadas as Normas IBGE completo, ou Normas IBGE simplificado.

Observação: A avaliação dos pareceristas ad hoc será anônima. Por isso, solicitamos que os autores enviem, também, uma versão do trabalho sem identificação de autoria para apreciação dos pareceristas. (Dois arquivos enviados no formulário)

6) As produções submetidas em imagem digital devem possuir resolução mínima de 100 dpi, e com 1920 pixels no maior lado da imagem, nos formatos JPEG, GIF ou PNG.

7) Caso seja necessário, um representante do livro entrará em contato com os responsáveis pelas obras selecionadas, por e-mail ou telefone, solicitando o envio de cópias autenticadas dos documentos exigidos por lei, tais como licença ou cessão de direitos autorais que sejam relacionados com o trabalho inscrito.

8) As publicações dos capítulos no livro podem ter até cinco pessoas como suas autoras, que são responsáveis pela utilização de imagens de terceiros em seus trabalhos. Todos e quaisquer ônus por problemas de direitos autorais recairão exclusivamente sobre o realizador do trabalho inscrito.

9) As submissões serão realizadas através do Formulário Online disponível no link: https://forms.gle/wzE6Jka2xNa5jC7U9. Os(as) autores(as) devem enviar pelo formulário o trabalho em arquivo Word (Doc, WordX) com os dados solicitados nesta chamada.


TODOS OS PARTICIPANTES RECEBERÃO CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO EMITIDOS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA E TAMBÉM UMA CÓPIA FÍSICA DO LIVRO POR CORREIOS.


Junto o trabalho em anexo, no corpo do formulário os autores e autoras devem enviar:

  • Título do trabalho

  • Resumo do Trabalho

  • Minibiografia do(s) Autor(es)

  • Telefone para Contato/Whatsapp

  • E claro, o trabalho anexado! Não esquece, emmm..



“...A pergunta então é essa: esses pequenos fragmentos de espaço visual cuja conexão não é dada previamente são conectados por meio de quê?...” (DELEUZE, 1987 - O ATO DE CRIAÇÃO)


O livro será impresso em dezembro, e a divulgação das obras aprovadas será realizada a partir de outubro.

[em]casa, [em]curtas