A indústria cinematográfica está constantemente evoluindo e, com o advento das redes sociais, uma nova geração de cineastas, conhecidos como cinematics, esses videos cheio de transições estão ganhando destaque. Conversamos com três desses talentosos cinematics para descobrir mais sobre suas inspirações, desafios e aspirações.
Amanda (@Flawless): Amanda, conhecida como Flawless, é uma jovem cinematographer que encontrou sua paixão na criação de clipes. Ela nos contou como tudo começou: "Desde que comecei a ver os clipes de artistas como Xuxa e Lana, eu achava muito incrível, porém eu não tinha e sabia (ainda não sei, Kkkk) como ter uma base para fazer isso, mas o Street Studio fez isso se tornar possível. Aí comecei."
Suas ideias de vídeo são alimentadas por artistas como Pabllo Vittar, irmãs de pau e Luísa Sonsa, que a inspiram em seu trabalho criativo. Amanda também compartilhou sua satisfação em ver seu esforço render frutos: "Muito! Eu já esperava que o vídeo de campo de morango teria um retorno, porque tinha acabado de sair a música e estava todo mundo muito hypado. Porém, as outras não deixam a desejar, como 'Sereia', sendo a mais curtida do meu feed."
E quanto às suas ambições? Amanda nos disse: "Esse papo de futuro sempre me deixa com ansiedade. Mas, eu espero melhorar sempre a cada cinematic que eu faça. Por agora, quero focar em fazer meus projetos e finalizar os meus trabalhos com a fraternidade princess, que por sinal estão ficando incríveis."
Amanda expressou sua gratidão a várias pessoas que a apoiaram, especialmente seu amigo Cobra e suas "meninas" Marcella, Gabruxa, Shirley, Apollo, Aika, Lizz, Bianca, Melanie, Celinis e Morango.
Caetano: é outro cinematics que nos deu um vislumbre de sua jornada. Ele explicou como surgiu a ideia de fazer cinematic: "Surgiu da necessidade de me expressar através dos vídeos, seja num reels curto de dança até mesmo um clipe, tem muito da minha essência e referência off. Tive as melhores referências e inspirações também."
As ideias para seus vídeos muitas vezes surgem durante conversas noturnas com amigos. Caetano compartilhou: "Acho que as minhas melhores ideias surgem de conversas com meus amigos no meio da madrugada, acho muito foda que é nesses momentos de conversa ou quando todo mundo vai dormir e eu fico andando de nc na minha base privada."
Ele se sente satisfeito ao receber elogios, mas sua verdadeira satisfação vem de criar conteúdo que ele mesmo consumiria. Sobre suas ambições, Caetano disse: "Eu sou muito sonhador, mas gosto de manter meus almejos para mim, o que eu posso te falar é que eu quero muito investir no mundo dos clipes."
Caetano expressou sua gratidão a sua "webfamília" e a amigos como Sophia, Dom, Finn e Luisa, que são seu alicerce para realizar seus projetos.
Odete: Finalmente, Odete, conhecida por seu trabalho com a Haus Production, nos contou sobre sua experiência como cinematic. Ela explicou como surgiu a ideia de fazer cinematics: "Trabalho com isso desde 2018, então tenho uma certa experiência em que usava apenas para meus clipes musicais, então reuni meu grupo de amigos e juntamos nossos talentos de edição de imagem, produção de músicas e a minha parte é claro, os cinematics."
Odete busca inspiração em clipes de artistas renomados como Lady Gaga, Ariana Grande e outras divas pop. No entanto, quando se trata de projetos para clientes, ela valoriza a colaboração e o feedback, procurando entregar o melhor trabalho possível.
Ela se sente satisfeita com os resultados de seus projetos, afirmando: "Sim sim, fico muito feliz com os resultados dos meus projetos e os clientes se demonstram bastante satisfeitos com meu trabalho."
Quando questionada sobre suas ambições, Odete compartilhou: "A Haus Production nunca foi um projeto para ganho fixo, mas usá-la para expressar minha arte está sendo algo bastante cativante, e pretendo melhorar cada vez mais para mim e meus consumidores."
Odete expressou sua gratidão a Deus, a si mesma e a seu grupo de amigos, incluindo Haru, Caetano, Lana Light, Danty, Hariel, Hanninha, Mirellinha, Cowie XCT e outros, que a apoiam em sua jornada cinematográfica.
Fotos por João Light
Entrevista por Klaus Maverick