Materia por Lilian Minaj
Recentemente, tivemos uma das mais importantes premiações de música do FiveM, o PAM AWARDS. Celebrando a diversidade sonora, diversos artistas brilharam no palco da premiação por meio de performances icônicas. Dentre elas, podemos destacar Lana Light, que trouxe toda sua estética visual para o palco do PAM AWARDS, estética esta que foi consagrada com um prêmio. A cantora afirmou: “Se tem uma coisa que eu gosto de fazer é inovar no meu trabalho, para que eu possa me destacar”, ressaltando que suas apresentações são sempre diferentes.
A música foi o epicentro da semana. Apesar das polêmicas, houve motivos de celebração, principalmente para Pandora Blossom, que estreou recentemente com seu álbum "Travesti". A música single de mesmo nome venceu a categoria "Melhor Gravação com Mensagem Social". A cantora transexual trouxe uma música forte sobre suas vivências e auto aceitação, abordando a realidade difícil das mulheres travestis, que frequentemente se tornam alvos fáceis da criminalidade devido à discriminação e à marginalização que enfrentam diariamente.
"O prêmio do PAM foi uma confirmação de que estou no caminho certo. Acho importante ser uma voz ativa na causa. Não quero que me vejam apenas em músicas ou no mês Pride, mas sim em qualquer espaço que eu possa falar, seja em podcasts, entrevistas ou até mesmo nos stories, expondo casos de transfobia. Felizmente, muitas pessoas já vieram até mim falar sobre como se sentiam e, se eu puder ajudar de qualquer forma, meu trabalho está feito. Pretendo lançar mais músicas falando sobre minha vivência, ainda tem muito a ser falado e exposto", afirmou Pandora ao ser questionada sobre o reconhecimento recebido por meio do PAM AWARDS.
As novatas estão em jogo.
Quando se trata de inclusão e reconhecimento, Alanna Grant e Merlin Moon são referências no assunto. Potências musicais recém-descobertas e lançadas, foram destaques tanto da noite como do mês, recebendo inúmeras indicações em diversas categorias.
Alanna Grant tornou-se uma das cantoras mais influentes do cenário musical do FiveM, graças à sua potência vocal e, em especial, às suas produções únicas. “De fato, eu não esperava tantas indicações. Na verdade, a gente não espera nenhuma, foi uma surpresa receber tudo isso”, afirmou a cantora após descobrir que recebeu 5 indicações em seu primeiro ano de carreira.
Não foi diferente com Merlin Moon. A cantora, que resolveu se aprofundar em líricas únicas e intimistas, recebeu incríveis 8 indicações, levando para casa 2 troféus, um deles por "Melhor Gravação do Ano" com sua música “Ilusão”.
“Eu lancei 'Ilusão' há menos de dois meses e não tinha tanta visibilidade em inúmeros sentidos. Além disso, a categoria estava repleta de grandes lançamentos e artistas. Eu me sentia um grão de areia no meio da praia. Mas ouvi algo da minha mãe dizendo: 'Quando você faz as coisas com carinho, amor e dedicação, sempre vão abrir portas para você'. E dessa forma tenho levado minhas vivências”, ressaltou Merlin.
Quanto ao futuro, tanto Alanna quanto Merlin estão preparando projetos incríveis para seus fãs. A cantora Merlin Moon, em especial, disse que por ora irá investir nos visuais de seu último álbum.
Evolução
O PAM AWARDS acontece anualmente e, a cada edição, sempre nos surpreendemos com a dedicação da comissão técnica e organizadora. Estamos falando sobre evolução, e quem realmente está familiarizada com esse assunto é Lana Light, vencedora das principais categorias de termos técnicos musicais. A cantora se viu em um momento de orgulho e validação. “Eu sei que sou f#da nos visuais, sei que consigo entregar e a galera vai ‘pagar pau’ para os visuais que eu faço e sempre me sinto segura sobre eles. Mas o fato de eu não ser indicada ou não ganhar categorias de produção, às vezes, me deixa insegura”, afirmou Lana, que se sentiu mais confortável ao saber que venceu categorias técnicas.
Não só Lana, mas diversos artistas almejam essa validação, principalmente aqueles que trabalham como produtores musicais. O esforço e o reconhecimento do trabalho feito por meio de premiações são de grande importância, pois reforçam a dedicação e o talento envolvidos na criação musical. Essa valorização é fundamental para motivar os artistas a continuarem inovando e aprimorando suas habilidades, contribuindo para a riqueza e diversidade do cenário musical.
Justo ou não?
Premiações são sempre algo que devemos encarar com cautela; às vezes pensamos que iremos ganhar e, outras vezes, achamos injusto alguém ter vencido uma categoria. Consultamos a vencedora de "Melhor Design Sonoro" para deixar sua opinião sobre como o PAM lidou com as indicações e os resultados:
“Pra ser sincera? Não, o PAM é uma das poucas premiações que contempla os artistas de forma justa. Claro, este ano senti falta de nomes como Our Code levando um prêmio para casa, mas fora isso, acho que as categorias foram muito bem segmentadas e os prêmios devidamente distribuídos para aqueles que mereciam o reconhecimento.”
Ao serem indicados ou premiados, os artistas têm a oportunidade não só de receber reconhecimento público, mas também de aprender com suas experiências e interações com outros. As premiações incentivam a busca contínua pela excelência e pela inovação, promovendo um ambiente onde o desenvolvimento artístico e técnico é valorizado e incentivado.
A mais premiada da noite.
Xuxa Majestic é um redemoinho sem fronteiras; por onde passa, ela consegue levar seu carisma, coragem e talento. Isso se confirma quando você se torna a artista mais premiada em uma única noite. Uma das precursoras do movimento artístico, Xuxa Majestic venceu inúmeras categorias do PAM AWARDS e se mostrou bastante contente com o resultado de seu esforço: “Acredito que as minhas vitórias no prêmio foram a 'comprovação' na minha mente de que, fora do nosso mundinho, os profissionais que avaliam as categorias de produção acreditam que meus trabalhos carregam qualidade.” afirmou a cantora sobre o resultado.
O PAM AWARDS é uma premiação técnica que busca avaliar e pontuar os melhores trabalhos do audiovisual do FiveM. Muitos, por sua vez, esquecem desse pequeno detalhe quando se trata da inserção de novos artistas. Xuxa, que por dois anos consecutivos continua sendo a mais premiada em uma única noite, esclareceu a dinâmica da premiação: “Converso muito sobre isso com meus amigos artistas. A verdade é que o PAM AWARDS não é um prêmio de 'Inclusão', não é um prêmio de 'Popularidade'. Ele é sobre produção, técnica e qualidade. Então, a inserção de artistas novos deve ser feita de acordo com esses três quesitos que apontei, e as indicações são feitas justamente medindo isso, e não 'abertura de mercado' ou 'inserção de novos artistas’,” esclareceu a cantora.
Efeito Borboleta.
Um dos resultados mais aguardados foi a categoria ‘AOTY’, com grandes nomes concorrendo, entre eles Mirellinha e Lizz, artistas que cresceram bastante nos últimos anos no cenário musical. Mas dessa vez, Passos consagrou sua carreira ao receber o prêmio de Álbum do Ano com seu projeto ‘Efeito Borboleta’.
“É uma honra receber um prêmio tão exclusivo quanto esse. Apenas duas pessoas já ganharam essa categoria, e estar nessa lista tão cedo me deixa muito esperançoso e inspirado para meus trabalhos futuros. Tem muita gente por trás desse álbum como a Elettra, Lolla, Ayarla, Mirellinha, Guto, Lana e muitas outras pessoas.”
O artista surpreendeu a todos com uma performance impecável, sugerindo uma possível transição para uma nova era. “Toda performance que eu faço em premiação é única. Eu tento trazer uma mensagem que coincida com o contexto ou momento do evento. Dessa vez, quis trazer um pouco do que vai ser a transição do 'Efeito Borboleta' para um novo projeto”, afirmou o cantor sobre sua apresentação no palco do PAM AWARDS.
Sobre projetos futuros, o cantor não nos poupou de detalhes: “Caos, destruição, desordem, lágrimas, gritos e tudo que uma mente caindo aos pedaços pode colocar em rimas e melodias. Não posso falar muito sobre, mas meu projeto de 2024 é um reflexo da confusão que me assombra há muito tempo.”
O PAM AWARDS encantou e brilhou, proporcionando uma noite inesquecível para todos os indicados e vencedores. Foi um momento brilhante e único para todos que assistiram. A música é um dos maiores instrumentos de pacificação do mundo; é por meio dela que nos comunicamos e demonstramos nossos sentimentos. O PAM não celebra apenas um único vencedor, mas sim todos aqueles que colaboraram para essas vitórias. Cada performance, cada prêmio e cada canção contaram uma história, e essa celebração coletiva destacou a verdadeira essência da música: unir uma comunidade.
Materia por Lilian Minaj