Entrevista por Branca Fox
Fotos por Alexia Ferry
Confira abaixo a entrevista exclusiva de Alexia Ferry para a ELLU e mais detalhes sobre seus proximos passos!
Ellu: Como você começou com edições de fotos mais elaboradas e o que a motivou a seguir esse caminho?
Alexia: Eu comecei com edições já faz alguns anos, então nesse momento do FiveM, as roupas, poses e cenários ainda eram extremamente limitados, e eu tinha essa necessidade de acrescentar algo a mais nas fotos. Eu já tinha uns conhecimentos básicos de edição, então comecei aos poucos, fazendo uma maquiagem, colocando um colar, uma tatuagem... No começo eram detalhes pequenos, mas que na minha cabeça faziam toda a diferença.
Ellu: Pode nos contar um pouco sobre o processo que você segue para realizar suas edições? Muitas pessoas têm a impressão de que é só colocar a foto no programa e ele faz o trabalho automaticamente.
Alexia: Quem me dera fosse tão fácil, né! Eu tenho um processo meio que automático que sigo em todas elas. Sempre gosto de já ter em mente o que quero, como um estilo, conceito ou referência, isso me ajuda muito a manter o foco no resultado que eu desejo. A maquiagem e o cabelo são as únicas coisas que não escolho nesse momento de planejamento da foto, pois são as últimas coisas que edito, então sempre faço o que melhor se encaixa com o edit quase pronto.
Ellu: Você mencionou que desenha desde criança. Como essa habilidade influencia suas edições de fotos e que vantagens ela proporciona?
Alexia: Eu acho que ter essa experiência com desenho me facilita muito as coisas, pois muitas vezes tenho algo em mente e quero colocar na foto, mas não acho no FiveM ou não encontro em referências, eu só vou lá e desenho aquilo que quero acrescentar. Acho que a principal vantagem é essa, de poder acrescentar o que quiser na foto, pois é só desenhar, então é só deixar a criatividade fluir.
Ellu: Como é o seu processo criativo ao editar e manipular fotos? Há alguma rotina ou técnica específica que você segue para manter a criatividade fluindo?
Alexia: Meu processo criativo é bem organizado, gosto de ter tudo definido antes de começar a edição, então ele é 100% pesquisa, e estou sempre procurando por conceitos, inspirações e referências. Além dessas pesquisas, eu também uso e abuso das inteligências artificiais, seja para elaborar ideias mais exóticas, ou até mesmo para fazer um fundo personalizado para a foto.
Ellu: Vemos que você faz milagre em algumas fotos que pedem para você editar, quais são os desafios mais comuns que você enfrenta durante o processo de edição e como você os supera?
Alexia: Os meus dois principais desafios são os opostos entre si. De um lado temos aqueles que planejam tudo e do outro os que não planejam nada. Para os que planejam tudo, as edições tendem a demorar mais, pois eles já têm em mente como exatamente querem a foto, onde fica cada detalhe. Então, eu faço com mais calma e com muito cuidado para não esquecer nada, e esse é meu maior desafio, pois minha memória é péssima, então eu tenho que ir produzindo a foto e revendo cada detalhe pedido, para conferir se não esqueci. Já para os que não planejam nada, eu vou auxiliando e explicando como funciona, dando ideias e mostrando inspirações, e isso também requer muito tempo, pois ele quer fazer o edit, mas não sabe como quer o edit. Então, o desafio nesses casos é encontrar o conceito ideal que se encaixe melhor com a personalidade e o personagem da pessoa.
Ellu: Pode nos falar sobre a criação de cabelos 3D? Como essa técnica se integra ao seu trabalho de manipulação de imagens e que tipo de impacto ela tem no resultado final?
Alexia: A criação dos cabelos é sem dúvidas a mais demorada, porém, na minha opinião, é a que faz mais diferença nas edições. O cabelo sempre chama muita atenção dependendo de como for feito, então sempre gosto de rever se eu quero essa atenção toda para ele, ou se o foco é o look, maquiagem... No resultado final, eu sinto que é o cabelo que dá vida às fotos, por conta dos detalhes, o movimento, os fios como se estivesse batendo um vento naquele momento, para mim é um detalhe essencial.
Ellu: Qual é o seu software de edição favorito e por quê? Existem funcionalidades específicas que você acha indispensáveis para o seu trabalho?
Alexia: Eu uso apenas dois que são o Paint Tool SAI e o Ibis Paint, ambos são programas de desenho. O meu favorito, sem dúvida, é o Ibis, por conta da praticidade. Além das ferramentas de desenho, ele também tem a parte de efeitos, que te possibilita alterar cor, contraste, brilho, temperatura. Sem contar os inúmeros pincéis que ele te proporciona, além de ter vários outros disponibilizados pela internet, e você também pode criar seus próprios pincéis. Então, para mim ele é favorito por ser bem completo e prático.
Entrevista por Branca Fox
Fotos por Alexia Ferry