Veja os testes que foram realizados pelo aluno José Carlos do curso de Manutenção e Suporte em Informática.
Fonte: Própria
Nesta segunda etapa foram feitos dois circuitos eletrônicos, o primeiro circuito foi elaborado com o objetivo de controlar a velocidade do cooler e o seu funcionamento.
E o segundo circuito foi elaborado para testar a porta USB, para saber se não está danificada sem correr o risco de queimar algum driver, como um pen drive por exemplo.
Para montar esses circuitos foi usado o site EasyEDA, ele é um site grátis que foi que foi desenvolvido com o intuito de melhorar a experiência dos engenheiros eletrônicos e dos estudantes, através dele conseguimos ter melhor desempenho criando simulações de circuitos eletrônicos e PCB.
Abaixo temos o nosso primeiro circuito elétrico para controlar a velocidade de rotação do cooler.
Nesse primeiro circuito foram utilizados os seguintes componentes: um potenciômetro de 1Ok, 2 resistores, sendo um de 1k e o outro de 100 ohms, uma protoboard, uma bateria de 9v, um LED, 1 TIP31 e por fim um cooler.
O segundo circuito foi feito para testar a porta USB e cabe destacar que foi reutilizado algumas peças retiradas de um mouse para fazer esse circuito.
Os componentes utilizados foram: Um cabo de USB macho, dois botões, três resistores, sendo dois de 100 ohms e um de 1k, 3 LEDs e uma mini protoboard.
Por fim, depois da montagem do circuito eletrônico, ainda utilizou-se o EasyEDA para fazer a transformação do esquema em PCB.
Feito por: Prof. Dr. José Lucas da Silva Paiva