Provar que é possível a corrente elétrica percorrer todo o circuito, mesmo este sendo "interrompido" e passando por um copo com água e sal.
Entender os conceitos de: Circuito elétrico, corrente elétrica, condução por ionização.
Geralmente, os circuitos elétricos em série utilizados em sala de aula para mostrar conceitos de eletricidade são compostos por um fio condutor ligado a um gerador de energia (bateria) e a uma lâmpada, passando por uma chave ou interruptor (Figura 1). Nisso, a lâmpada acende quando o circuito está fechado e apaga quando ele é aberto.
Tendo isso mente, a proposta do experimento é interromper um circuito desses e adicionar a ele um copo com água e sal, fazendo com que a lâmpada seja acesa mesmo que o circuito esteja, teoricamente, "aberto". (figura 2)
Materiais necessários:
Montagem:
Testando:
Teste 1: Coloque os dois fios que NÃO estão conectados um ao outro e mergulhe-os na água do copo. Você perceberá que a lâmpada não vai acender.
Por que ao adicionar sal o circuito funciona?
Como explica a Teoria de Dissociação Iônica criada pelo físico Svante August Arrhenius, ao entrar em contato com a água, o Cloreto de Sódio (NaCl), mais conhecido como sal de cozinha, aumenta a concentração de íons dentro da solução, pois o sal se dissocia em íons Na+ e Cl–, deixando-os livres em contato com a água. Esses íons agem como portadores de cargas, diminuindo consideravelmente a resistência elétrica da solução para algo abaixo de um ohm por metro (1Ω/m), transformando a solução em um condutor elétrico. (KOTZ, 2015)
Assim, a passagem da corrente se dá por conta da existência dos íons livre na solução aquosa, ou seja, após sofrerem dissociação iônica, o sal tem seus íons separados, e por possuírem carga elétrica, conduzem a eletricidade.
Quem é o condutor?
A solução formada por água e o sal. Dizer que o sal é o condutor é um grande equívoco, pois depois de alguns estudos ficou provado que o sal em seu estado sólido não capaz de conduzir eletricidade.
Cuidados
Alternativas