23 de Dezembro de 2021
Autor: Equipe EG Digital Solutions
Hoje, debatemos um assunto interessante e pertinente. Por algum motivo, o filme Fitzcarraldo, de 1982, surgiu como assunto da nossa equipe, o que nos fez pensar sobre tarefas demoradas, pesadas e sem propósito; e ainda mais, nos fez pensar em liderança.
O filme Fitzcarraldo retrata um magnata estrangeiro vivendo no Peru no início do século XX, amante de ópera, que vê a oportunidade de enriquecer com a produção de borracha. Para isso compra um barco a vapor de 32 toneladas e parte em uma jornada - vista como loucura e sem propósito – até as regiões remotas da Amazônia para extrair a borracha.
O filme atinge o “ápice de desconforto” quando centenas de nativos são contratados para ajudar o barco transpor uma montanha (com a ajuda de tocos de madeira, roldanas, cordas e perdas humanas). Spoiler alert: eles eventualmente conseguem transpor a montanha, mas perdem o barco logo depois devido a irresponsabilidades e cansaço, desistindo de seu propósito inicial.
Curiosidade: a execução do filme teve tantos problemas quanto a história retratada no filme. O filme é tido como controverso e é visto como “a conquista do inútil”. Uma bela lição de como não devemos fazer as coisas.
No dia a dia nos deparamos com diversas tarefas colossais, muitas vezes com a responsabilidade de lideramos pessoas na execução de tais tarefas. As reflexões que o filme trouxe parecem clichês, mas é importante relembrar pois se aplica perfeitamente ao nosso dia a dia:
Aprenda a dizer “Não”.
Aceite apenas tarefas colossais que agregam valor a você ou ao seu negócio, e valorize-se corretamente.
Jamais deixe sua equipe “alienada” dos reais propósitos de um projeto.
Pense muito bem antes de executar uma tarefa, prefira o planejamento voltado para o mais simples.
Evite a procrastinação, conclua antes a tarefa colossal, caso ela seja necessária.
Prefira ouvir as pessoas antes que elas ouçam você.
Respeite as diferenças culturais da sua equipe.
Baseado na nossa experiência e no nosso aprendizado, essas são boas metas para ter um dia a dia de trabalho mais produtivo e leve. Até a próxima!