17 de Agosto de 2021
Autor: Equipe EG Digital Solutions
Há algum tempo as empresas separam os benefícios de cada um de seus colaboradores em duas frentes: os soft skills e hard skills.
Geralmente os hard skills são definidos como aqueles que conseguimos aprender para desempenhar funções (operacionais) dentro de uma empresa; enquanto os soft skills podem ser, na verdade, chamados de “human skills” já que são características inerentes a personalidade de cada um, podem ser potencializadas, mas aprendê-las do zero é outra história.
Podemos encontrar milhares de cursos gratuitos em instituições renomadas dentro e fora do país, que nos ensinam uma ferramenta, um processo, uma forma de gestão de equipes ou projetos. No entanto, cursos que oferecem melhorias em grau de liderança, de empatia, de “andar no sapato do outro” requerem mais cuidado.
De acordo com Simon Sinek, as empresas ainda estão presas em um ciclo em que dão muito foco a performance (um hard skill) e, por isso, naturalmente acabam por promoverem a líderes somente pessoas com essa característica, ignorando completamente softskills como a empatia e a capacidade de motivar os outros – tão cruciais na liderança.
A solução é, ao selecionar líderes, usar avaliações que Simon Sinek chama de peer to peer – algo como a avaliação 360 graus que conhecemos, onde conseguimos um retrato ampliado de todas as características dos membros de uma equipe. Não podemos esquecer que a capacidade de se comunicar é algo essencial, e para fazê-lo de forma ideal, fale com a equipe da EG Digital Solutions.