09 de Dezembro de 2021
Autor: Equipe EG Digital Solutions
Recentemente este post do LinkedIn chamou a nossa atenção. Era uma “dica” de um Jornalista a respeito da falta de pessoas voltadas para a área de tecnologia no Brasil. Estima-se atualmente que existam mais de 408 mil vagas sem preenchimento, porque falta o interesse específico em uma área: a tecnologia.
Em todas as redes e pela internet ouvimos muito o termo Transformação Digital. Apesar de já ser um movimento que ocorre há algum tempo, parece que agora ele está impactando o mercado brasileiro de forma mais intensa. Essa transformação digital significa que as empresas estão levando todas as suas atividades para dentro de softwares, nuvens, servidores...enfim, para o meio digital.
E não entenda tecnologia apenas por TI, por causa do movimento de Transformação Digital ela agora afeta todos os cargos: jornalistas, biólogos, químicos, profissionais de marketing, advogados, engenheiros, médicos, professores, pecuaristas etc. Em qualquer uma delas é necessário o conhecimento das ferramentas usadas na operação do dia a dia, e não há profissionais suficientes para atender essa demanda.
Estima-se que o prejuízo de vagas não preenchidas relacionadas à falta de profissionais com conhecimento em tecnologias deve chegar a R$ 167 bilhões em 2022. Basta acessar o LinkedIn ou qualquer portal de empregos para perceber que a busca por todos os profissionais está muito além de pedir “domínio em Office”.
Os conhecimentos necessários vão desde a operação de ferramentas simples como um software de e-mail até a operação complexa de fluxos de workflow, de gestão de conteúdo, e o acompanhamento de sistemas de aprendizado de máquina e inteligência artificial. A boa notícia é que junto com as oportunidades, há muita informação oferecida gratuitamente para quem quiser aprender.
Se atualizar com tudo que está ocorrendo no mercado leva tempo. As oportunidades e áreas são tantas, que o ideal é pesquisar bem e escolher uma área que tenha afinidade, mesmo que não tenha ainda “capacidade técnica”. Participe de comunidades nas redes sociais a respeito do tema, interaja, baixe livros e e-books sobre o assunto, veja vídeos no youtube. Com bastante conhecimento, escolha cursos – gratuitos ou pagos – bem conceituados e prepare-se para quem sabe, uma nova carreira! Boa sorte e até a próxima!