11 de Janeiro de 2022
Autor: Equipe EG Digital Solutions
A resposta para tudo no mundo da Comunicação, hoje em dia, é “depende...”. E não é questão de ficar em cima do muro. Com todas as ferramentas disponíveis no mercado, e profissionais com diferentes domínios, técnicas e preços, muito do que se pretende comunicar depende de quanto tempo uma empresa tem, e quanta verba ela vai utilizar. Ao realizar uma animação, isso não é diferente. Depende-se do tamanho do projeto: quer seja uma “superprodução” ou apenas uma “vinheta de Natal, Ano Novo ou Páscoa”, por exemplo.
Animações com uma história complexa, personagens, cores, diferentes cenários e de longa duração obviamente vão necessitar de diversos tipos diferentes de profissionais. Um projeto deste tamanho requer desenhistas, designers gráficos, sonoplastas, dubladores, direitos autorais sobre músicas e sons utilizados, estúdios de criação com poderosas ferramentas de edição, ou seja, muitos profissionais. Entenda-se: tempo e custo elevado.
Muitas empresas por vezes substituem o uso da apresentação eletrônica por um pequeno vídeo informativo. Nesse caso, a solução é adotar as mesmas ferramentas que por vezes são usadas também para fazer apresentações, veja esse artigo. Muitas vezes, são projetos pontuais, que mesmo assim requerem pelo menos o uso de um ou mais profissionais com conhecimento em design gráfico ou animação. O mesmo caso serve para quem quer desenvolver um vídeo de agradecimento a clientes, ou um vídeo de Natal, Ano Novo ou Páscoa, por exemplo.
Em todos os casos, a opção que reduz custo e prazo de desenvolvimento, é escolher uma agência ou um profissional com experiência em animações, além disso, é essencial alinhar um bom briefing – ou ter um roteiro pronto – antes do início do desenvolvimento. Isso ajuda a reduzir o prazo, e a quantidade de modificações na animação pronta. Mas se tudo isso parecem muito trabalhoso, você pode contratar os profissionais da EG Digital Solutions, temos uma equipe fera em animação, fale conosco!