19 de Agosto de 2021
Autor: Equipe EG Digital Solutions
Em todas as redes sociais e blogs vemos opiniões sobre a procrastinação. Uma barreira direta a produtividade (em qualquer tarefa), a procrastinação basicamente é o sentimento de “vou deixar para fazer amanhã” que todas as pessoas têm ao se deparar com uma tarefa que consideram entediante, trabalhosa, de pouco prazer ou mesmo danosa ao seu humor.
Encontramos alguns artigos na internet defendendo efeitos positivos da procrastinação e, de acordo com o NY Times, o problema é exatamente esse: o “se sentir bem no curto prazo”. De acordo com o artigo, nossos cérebros (especialmente a parte chamada amígdala) preveem certas tarefas como ameaças, especialmente aquelas que nos causam tédio, mau-humor etc.
Nosso cérebro então tende a buscar outra atividade para colocar no lugar, pois ele prioriza o bem-estar imediato. Em um segundo momento, o “deixar para depois” nos causa uma enorme sensação de recompensa, e isso cria um ciclo: “adiar – recompensa imediata” que, com o tempo, se torna um hábito crônico.
Apesar de um grande vilão a produtividade – só nos EUA é estimado que um trabalhador perca 33 dias por ano com procrastinação – temos que dar foco ao lado humano e emocional se quisermos evitá-la. Quebrar o hábito de buscar o “sentir bem no curtíssimo prazo” é o maior desafio a ser vencido.
Diversos neurologistas e psicólogos alertam que procrastinadores primeiro tem de entender os sentimentos gerados: medo, insegurança ou mesmo a preguiça, e se perdoarem pelos atos de procrastinação. Em um segundo momento, devem perceber os gatilhos de humor que levam a procrastinação e substituírem as sensações de ameaça, tédio, irritação por aquelas geradas no longo prazo: sensação de missão cumprida, trabalho realizado, aprendizado adquirido, menor pressão sobre si mesmo.
Procure uma ajuda especializada (psicólogos, terapeutas etc.), no âmbito emocional, para perceber as diferenças entre estar procrastinando ou realmente sofrer efeitos de síndromes como a de burnout – essa sim um efeito de excesso de tarefas e atividades e que requer ajuda especializada para soluções positivas. E, se a carga de trabalho estiver muito elevada, delegue suas atividades de comunicação para a EG Digital Solutions, estamos aqui para ajudar! Até a próxima.