29 de Junho de 2021
Autor: Equipe EG Digital Solutions
O downsizing de empresas, associado à retomada das atividades conforme a vacinação avança, pode causar sobrecarga de tarefas nas pessoas prejudicando a nossa capacidade de priorizar tarefas. Quando tudo parecer importante e urgente, o ideal é aplicar técnicas como o Princípio de Pareto.
Em recente artigo na Você S/A tentou exemplificar melhor, através de pessoas reais, como elas lidam com a pressão do dia a dia e comportamentos que muitas vezes nos fazem desviar daquilo que realmente é importante concluir. Alguns dos fatores que mais nos fazem perder tempo (e o senso de prioridade) são:
Escolher o que é mais confortável de fazer.
Ter o desejo de agradar chefe ou um cliente específico.
Desconsiderar a agenda.
Dificuldade em dizer “não” para uma tarefa.
Dar prazos menores que o ideal.
O Princípio de Pareto, ou a regra 80/20 se aplica a várias situações em uma empresa ou projeto. Basicamente significa que 20% do esforço do seu trabalho resulta em 80% de empenho; 20% dos produtos/serviços vendidos por você representam 80% do faturamento; 20% dos colaboradores respondem por 80% dos resultados e por aí vai.
A ideia do princípio é: encontre os 20% de tarefas que são realmente prioritárias. Métodos como o Kanbam, o Scrum, gestão da agenda e mesmo acompanhamento periódico com gestores e clientes contribui para a definição desses 20%. O mais importante, em nossa opinião, é a gestão do tempo tanto na definição de tarefas, quanto na duração delas.