21 de Outubro de 2021
Autor: Equipe EG Digital Solutions
De tempos em tempos ocorrem falhas em aplicativos que chamam a atenção da mídia - pelo impacto e pela quantidade de pessoas afetadas. No entanto, falhas em aplicativos são previstas e muitas vezes a solução é ter paciência, saber esperar e, em por último (e caso extremo) infelizmente investir em um novo aparelho. Explicamos alguns casos de falhas de aplicativos abaixo.
Se o app está fechando sozinho, ou não abre, procure por notícias na web para saber se o problema é só no seu aplicativo ou se é global (como a falha dos apps do Facebook em 04 de Outubro). Pesquise e não deixe de acessar o site do fabricante e tentar um contato para reclamar do mau funcionamento. Antes de qualquer ação, aguarde a resposta do fabricante, que dirá o que fazer dependendo do caso.
Quer seja por motivo de um update “com defeito no código” pelo fabricante, ou por uma interrupção do update feita por você. Ao atualizar algum programa, aplicativo ou mesmo o sistema operacional principal (como o Android ou o IOS) pode causar instabilidade. A dica nesse caso é: mantenha um backup constante das informações importantes (fotos, músicas, documentos etc.), refaça o update, teste se tudo está funcionando e recupere o backup. Se não funcionar, use a alternativa da solução 1 – envie uma mensagem ao fabricante e aguarde sua resposta.
Aplicativos costumam acompanhar a evolução do sistema operacional do seu tablet ou celular, e muitos costumam atualizar suas versões junto com a do sistema operacional. No entanto, dependendo da idade do seu dispositivo, pode ser que simplesmente o fabricante tenha deixado de dar suporte a versão do sistema operacional. Novamente, vale se informar no site do fabricante do app.
Aplicativos bem desenvolvidos sempre contarão com uma infraestrutura de suporte, de notícias e mesmo de monitoramento de instabilidades. Dependendo do tipo de dificuldade, as três sugestões acima podem ajudar você. Até a próxima!