30 de Novembro de 2021
Autor: Equipe EG Digital Solutions
A sigla PLR em Marketing Digital vem do termo Private Label Rights e significa “Direitos de Marca Privada”. Detalhando um pouco, significa que determinado item digital (pode ser uma imagem, um infográfico, um e-book, um vídeo, um áudio, etc) pode ser adquirido por uma empresa e sofrer alterações, modificações e ser usado em uma revenda.
Os exemplos mais simples de PLR são os e-books. Muito consumidos por cursos online, os e-books podem ser adquiridos como PLR em diversos sites. O conteúdo já foi pesquisado, editorado e inserido no layout do e-book, e cabe à empresa compradora deste PLR realizar modificações, traduções e adequações do conteúdo para que atenda aos seus propósitos; e então a empresa pode revender este e-book.
O PLR é vantajoso quando a empresa não tem um departamento de pesquisa e criação de conteúdo próprio, e opta por adquirir esse conteúdo pronto no mercado e realizar apenas pequenas modificações. Mesmo assim sugerimos que contrate uma empresa para cuidar das adequações em design e conteúdo, o que pode sair mais barato do que desenvolver do zero.
A desvantagem em adquirir um PLR, no entanto, é que você corre o risco de que outras empresas tenham também comprado o mesmo PLR, o que pode fazer com que você e um concorrente ofereçam conteúdo muito parecido sobre um assunto. Além disso, é necessário tomar cuidado com a compra de PLRs devido a conteúdo indevido ou utilizado sem consentimento dos criadores.
Em resumo, o PLR é uma boa ideia se você precisa de rapidez para entregar um conteúdo a um treinamento ou a em uma campanha. No entanto, criar do zero com uma equipe como a da EG Digital Solutions é mais seguro, e dificilmente alguém oferecerá o mesmo tipo de material. Saiba mais sobre isso, fale conosco. Até a próxima!