02 de Setembro de 2021
Autor: Equipe EG Digital Solutions
A internet e as redes sociais estão forradas de propostas de aumento de seguidores, de aumento de curtidas, e do famoso engajamento. Correndo riscos, falaremos um pouco de engajamento.
Dia a dia vemos diversas contas no Instagram, com 15mil, 100mil seguidores, 1 milhão. Se a conta é de uma pessoa com algum grau de fama, os influencers, é muito comum terem por volta de 25 milhões de seguidores (o modelo de conta varia de apenas 5 seguidores a milhares e milhares). Percebemos também que há muita interação desses seguidores em cada postagem (não só curtidas, mas comentários, perguntas etc.).
Analisamos o instagram de uma PME brasileira (vamos chamar de empresa “X”) com 15 mil seguidores. Sobre os 10 posts mais recentes da empresa: o conteúdo, de belo design gráfico, é muito comercial, repetitivo e não entrega informação realmente útil ao seguidor/visitante. E o mais impressionante: média de 4 curtidas por post e nenhuma outra interação de seguidores.
Existem duas definições de engajamento: primeiro significa todas as interações de um seguidor/visitante com seu post (curte, comenta, salva, compartilha); e num segundo momento é a proporção entre a quantidade de interações dividida pela quantidade total de seguidores. De forma básica:
Engajamento = Interações / Total de Seguidores
Aplicar no exemplo da empresa “X” lá do outro parágrafo deixa claro: 4 curtidas para 15 mil seguidores tem uma taxa de engajamento de 0,02%. Uma outra empresa “Y” possui 280 seguidores e a média é de 15 curtidas por post. Logo temos uma taxa de engajamento de 5,3%. Para as redes sociais e seus algoritmos, o conteúdo da empresa “Y” está mais “atraente”.
De tempos em tempos, redes sociais como o Instagram e Facebook alteram a forma de entregar conteúdo aos usuários e, também, no algoritmo que lida com engajamento. Além disso, seguidores “robôs” comprados e usados apenas para “rechear” um perfil também estão na mira dessas redes.
As únicas constantes são conteúdo e valor. O empresário (e influencer) Gary Vaynerchuk, há mais de uma década, diz que o mais importante é “trabalhar o conteúdo, mesmo que seja para 5 seguidores”. E o empresário Frank Kern, desde 1990 no mercado online diz: “Diga que vai ajudar o seu visitante e de fato AJUDE-O com alguma informação de valor”. (ambos os comentários em tradução livre da nossa equipe).
Oferecer conteúdo que realmente ajuda, a EG Digital Solutions gosta desse modus operandi.