01 de Julho de 2021
Autor: Equipe EG Digital Solutions
Muitas empresas já aplicam o modelo de negócio ESG as suas operações. Esse modelo estabelece que as empresas tenham o foco na Governança, Ambiental e Sociedade. Ou seja, é uma forma de colocar as empresas, seus produtos, serviços, processos logísticos alinhados com o meio ambiente, influenciando positivamente a sociedade ao seu redor e trabalhando com governos no estabelecimento de regras e leis que amadureçam ainda mais esses fatores.
Um estudo mostrado no Estadão e pela consultoria McKinsey mostrou que, além das empresas, outras duas frentes estão adquirindo comportamento voltado ao ESG: consumidores e investidores.
Apesar de ainda no início, 85% dos brasileiros dizem que se sentem melhor ao comprar produtos sustentáveis. Além disso, ao redor do planeta existem uma expectativa do consumidor de que marcas resolvam problemas sociais com mais frequência. A conclusão é que a geração de Millenials e Z, na faixa dos 40 e 25 anos respectivamente, já dão quase o mesmo peso a sustentabilidade e ao preço, no momento da decisão de compra.
Em outra frente, investidores se mostram mais inclinados a negócios com mentalidade no ESG, um banco consultado nos cinco continentes diz que 70% dos seus investidores preferem também ter seus investimentos aplicados em iniciativas sustentáveis.
É mais uma tendência que vai se tornando permanente, conforme saímos da crise dos últimos dois anos, e as empresas devem se preparar cada vez mais para atender a sustentabilidade.