22 de Fevereiro de 2022
Autor: Equipe EG Digital Solutions
Eram meados de 2008 e meu vi no Hotel Swan da Disney, na Flórida, no meio de muitas conferências e simpósios de tecnologia. Dentre todas as inovações prometidas para a próxima década estava “a Nuvem”. Na época o conceito era revolucionário e causava dúvidas em gente do mundo todo. Me recordo que a apresentação da Nuvem teve tantos participantes quanto a palestra do então Presidente da Microsoft, Steve Ballmer.
Ainda hoje, dependendo do tamanho de um cliente e do perfil, é importante explicar o que é o conceito de colocar todas as informações da empresa, documentos e aplicativos na Nuvem. O termo em inglês é Cloud Computing e significa que tudo que a empresa cria: seus documentos, propostas, notas fiscais, pedidos, planilhas de custo, aplicativos de gestão financeira, de pessoal, imagens etc. são alocados remotamente em um servidor, em algum lugar do globo.
Basta um navegador ou o aplicativo que conecta a esse servidor, todas as informações são acessadas de forma segura. Qualquer modificação feita no arquivo é automaticamente salva no servidor. Para quem usa, “parece” a mesma coisa de estar usando um programa no seu computador, a diferença é que seu computador apenas projeta aquilo que está sendo acessado na nuvem, ao salvar o arquivo ou programa, salvará automaticamente direto na Nuvem. Além disso, você acessa todo esse ambiente de qualquer plataforma ou dispositivo, bastando seu usuário e senha de acesso ao serviço.
De primeira, nós sugerimos os serviços pagos da Microsoft (OneDrive) ou da Google (GoogleDrive), por serem robustos e permitirem um espaço de armazenamento excelente. Além disso, contam com um serviço de suporte e atendimento que pode ajudar qualquer cliente. Para a sua empresa e para arquivos e informações sensíveis, segurança e robustez são essenciais.
O cuidado fica para a noção de que tudo que você faz não é local, se existe um compartilhamento de planilhas, arquivos com outros usuários, muito cuidado ao excluir um deles, pois você excluirá da Nuvem, impedindo acesso e recuperação dos dados excluídos.
O Cloud Computing, ou a Nuvem, requer uma explicação mais profunda e técnica, dependendo do tipo de empresa ou cliente. Mas por hoje manteremos apenas esses esclarecimentos mais básicos. Procure-nos em nossas redes sociais, teremos prazer em esclarecer mais dúvidas! Até a próxima!