30 de Março de 2021
Autor: Equipe EG Digital Solutions
O interesse brasileiro em aplicativos
Um estudo sobre 2020 revelou que 45% dos aplicativos baixados em smartphones são removidos após menos de 24 horas da sua instalação, e o número de apps desinstalados em até 30 dias é de 57%. Todos os nichos de aplicativos foram afetados por essa onda de desinstalação, que superou muito a de 2019. Essa taxa de remoções é conhecida como “risco de evasão” e traz um impacto direto ao orçamento de marketing, nos Estados Unidos é estimado que uma empresa perca US$57.000 ao ano com desinstalações de seu aplicativo.
Um dos motivos é a baixa capacidade de armazenagem da maioria dos celulares vendidos no Brasil, que gera efeitos de desinstalação em massa, e é um fator comum a países “emergentes” como o Brasil. Outros motivos são a procura por rapidez e a utilidade, se um APP não entrega imediatamente ambos, a tendência é que o usuário remova o app e procure um similar. Mesmo a pandemia teve participação no aumento de desinstalações.
É importante que empresas interessadas em desenvolver um APP levem em consideração esses pontos, sendo que o primeiro dia de uso é decisivo, além da imporância da mensuração do próprio risco de evasão. Para ver o relatório completo deste estudo acesse este link.