04 de Janeiro de 2022
Autor: Equipe EG Digital Solutions
Adoramos fazer apresentações eletrônicas, e por isso, é muito comum recebermos dúvidas de empresas e departamentos de marketing a respeito de qual a ferramenta ideal para elaborar apresentações. A resposta para essa pergunta, sendo bem direto, varia de acordo com cada situação. Para dar sugestões sobre essas ferramentas, não existe uma melhor, mas sim a pergunta: “Qual a sua necessidade no momento?”
O Google Drive oferece um módulo gratuito e simples para desenvolvimento de apresentações rápidas. Basta ter um usuário do Google e procurar pela plataforma. Apesar de ter poucos recursos, serve perfeitamente para quem precisa condensar informações rapidamente, antes daquela reunião que não estava prevista.
O Canva vai aparecer em mais de uma categoria nesse artigo, por que de certa forma, permite desenvolver apresentações de forma rápida também, pode pedir que o usuário conheça um pouco mais sobre as noções de desenvolvimento de apresentação – e de operação do Canva – mas é uma boa opção para quem precisa desenvolver algo rápido, até por que oferece uma quantidade infinita de templates prontos para todos os assuntos e a capacidade de exportar a apresentação em formato vídeo, PDFs etc.
Para quem tem um domínio extenso nas áreas de layout, design e até mesmo UX, o Canva é uma boa ferramenta para quem quer exibir recursos áudio visuais poderosos e impactar. Funcionalidades do Canva permitem tratar imagens diretamente dentro do arquivo (na versão paga, o recurso de remover fundos de imagem pode ser uma benção!).
A plataforma específica de apresentações eletrônicas do Google Presentation também oferece uma gama de recursos ampla, capacidade de edição por diversos usuários simultaneamente em nuvem e traz recursos que permitem desde uma apresentação mais simples, até algo com recursos extremamente avançados. O que nos leva ao último tópico.
Quem possui um nível perito nas técnicas e no conhecimento de apresentações eletrônicas opta muitas vezes pelo Google Presentation ou pelo PowerPoint. Ambos são as duas ferramentas mais poderosas para o desenvolvimento em nuvem, com múltiplos usuários e ainda, permitem a integração com diversos componentes de terceiros e integração com outros sistemas de dados.
O Prezi tem chamado a atenção pela capacidade de integração entre a câmera do usuário e a capacidade de arrastar apresentações para dentro da tela, tendo total interação entre o usuário e a apresentação. Além disso, também permite usar recursos de “Mapa Mental” para tornar uma apresentação mais cognitiva e fácil de compreender. Mas todas essas soluções requerem um profissional com extenso conhecimento nas ferramentas.
Para pequenas empresas ou pequenas agências, ou para pessoas que conheceram o PowerPoint, mas não em como adquirir a licença do Office nesse momento, existe uma versão gratuita de código aberto chamada OpenOffice com programas que realizam as mesmas tarefas do Office da Microsoft. No entanto, não lidamos há algum tempo com essa versão e não sei dizer se ela também acompanhou toda a evolução de recursos para apresentações eletrônicas, mas é uma excelente plataforma gratuita.
Além de se fazer a pergunta “Qual a minha necessidade?”, vale avaliar quanto tempo você também tem para juntar e condensar informações para desenvolver a apresentação. Por último e não menos importante, se pergunte sobre o tipo de audiência (faixa etária, nível educacional, tipo de atenção). E para desenvolver algo de acordo com a sua necessidade, sem precisar quebrar a cabeça, fale com a equipe da EG Digital Solutions.