01 de Junho de 2021
Autor: Equipe EG Digital Solutions
O dia a dia de trabalho ultimamente tem exigido mais do que jamais imaginaríamos. Além da gestão de nossos trabalhos estamos quase que o tempo todo, pela primeira vez em muito tempo, fazendo todas as tarefas dos pais dos anos 80 ao mesmo tempo: estamos cuidando do trabalho, da casa, do estudo dos filhos, dos pets e é muito comum ouvirmos dos amigos, familiares e colegas de trabalho (remoto) que estamos todos “na correria”.
Em um TedX, uma médica norte-americana de sala de emergência, Dra. Darria Long, diz que seus amigos pensam que uma sala de emergência de hospital é sempre Crazy Busy Mode – o que pode ser traduzido como “loucamente ocupado” – ou seja, a “correria” dita de outra forma.
Dra. Long diz que na verdade, os médicos da emergência usam o Ready Mode, ou seja, o “modo de prontidão” – e o fazem, pois, estudos mostram que pessoas que reagem da mesma forma em todas as situações, tem o dobro de hormônios do stress. O ready mode precisa de apenas duas coisas: triagem e planejamento.
Dra. Long ensina como médicos da emergência separam o stress e o dia a dia, e que isso pode ser aplicado a qualquer situação e a qualquer tipo de trabalho. A solução é simples: TRIAGEM.
Você não conseguirá fazer tudo ao mesmo tempo, por isso tem que priorizar constantemente o grau de urgência das coisas: “O que é realmente ameaçador? O que é sério? E o que é de menor importância?”. O problema de se colocar em “Correria” é que você vai tratar tudo como se fosse ameaçador, e responder da mesma forma sempre. Ela diz: “Conheça o que é realmente ameaçador, faça a triagem corretamente e o tempo todo”.
Quanto mais opções temos, mais demoramos para tomar decisões. E quanto mais tempo levamos para tomar uma decisão, mais o nosso cérebro ficará fadigado – e assim tomará mais decisões erradas.
A forma mais saudável de reduzir decisões diárias é o planejamento. Deixe coisas que você utiliza sempre em um mesmo local para reduzir seu tempo procurando; planeje suas tarefas semanais com bastante antecedência para ficar mais bem preparado para imprevistos; e o mais importante, automatize tudo aquilo que você precisa lembrar.
Tornar as decisões mais fáceis reduz a quantidade de energia que nosso cérebro desperdiça no dia a dia, e isso nos tornará mais criativos e ágeis naquilo que realmente precisamos.