22 de Julho de 2021
Autor: Equipe EG Digital Solutions
Ciberataques já são algo comum no dia a dia das empresas seus departamentos de TI. Porém, talvez por causa da pandemia, desde 2020 o número de golpes aumentou consideravelmente. Um estudo da consultora Sophos colocou o Brasil como o 3º colocado com o maior número de ataques de Ransomware do mundo, com um aumento de 64% em 2020.
Do inglês Ransom, que significa “resgate”, é um tipo de golpe onde um software malicioso invade sistemas, dispositivos ou computadores, encripta todo o seu conteúdo de forma que o proprietário (dono do computador ou dispositivo, ou colaboradores de uma empresa) fica sem acesso. Dessa forma, processos produtivos ou serviços param e isso resulta em prejuízos da ordem de milhões de reais.
O “resgate” vem quando é exigido um valor (em dólares, bitcoins etc.) para que os sistemas sejam liberados. Muitas empresas pagam os valores de resgate, mas muitas vezes acabam por não terem sistemas liberados, acarretando mais prejuízo.
A palavra-chave é BACKUP! A primeira coisa que as autoridades e especialistas sugerem é a prevenção a esse tipo de golpe através de backups constantes da estrutura digital da empresa, uma política constante de educação de funcionários quanto a anexos de e-mails, bloqueio de sites maliciosos e instalação de software específico de proteção contra ransomware.
Mesmo nós, na EG Digital Solutions, temos nossas ferramentas e soluções em nuvem (e backups constantes) para proteger todo o trabalho de comunicação de nossos clientes de forma eficiente, sugerimos que todas as empresas fiquem atentas a este problema e tomem ações preventivas.