03 de Agosto de 2021
Autor: Equipe EG Digital Solutions
Um dos indicadores da saúde econômica de um país, o Índice de Confiança do Consumidor – ICC – foi inspirado em métricas similares dos Estados Unidos e da Europa. A disposição do consumidor é, de fato, fundamental para o funcionamento da economia e é constantemente divulgado para que mercados e empresas o usem em seu planejamento.
O principal indicador é oferecido pela Faculdade Getúlio Vargas, a FGV, e é apresentado mensalmente tendo por base a análise das 3 primeiras semanas de cada mês. Basicamente é um valor composto dos seguintes fatores:
Percepção do consumidor em relação a economia.
Finanças pessoais do consumidor.
Expectativas em relação a gastos futuros.
Desses fatores, o índice prevê o crescimento do PIB do país, já que consumo é diretamente ligado a movimentação do Produto Interno Bruto. Ao longo dos anos, esse indicador se tornou uma excelente forma de prever acontecimentos na economia do país – e um bom exemplo disso é analisar as quedas do índice de 2011 a 2016 (com a grave crise econômica) e de 2019 a 2020 (com a pandemia de COVID-19), que enfim parece melhorar com o avanço da vacinação.
Com esse aumento da confiança do consumidor no primeiro semestre de 2021, as marcas devem se preparar para uma nova fase de comunicação e marketing – especialmente nos meios digitais. A sua marca está preparada? Fale com a Equipe da EG Digital Solutions.