18 de Dezembro de 2021
Autor: Equipe EG Digital Solutions
Uma pesquisa feita pelo Instituto Travessia e divulgada pelo Valor Econômico, no dia 07 de Janeiro, mostrou que a principal preocupação do Brasileiro em 2022 é a economia. A pesquisa entrevistou por telefone mais de 1200 pessoas que representavam diferentes grupos sociais e econômicos. Além de avaliar as perspectivas do povo brasileiro quanto à economia, a pesquisa também avaliou a percepção das pessoas com relação à política, pandemia de COVID-19 e a questão de esperanças para 2022.
Em uma comparação entre a mesma pesquisa feita ano passado, agora 74% dos entrevistados acreditam que os efeitos para a economia serão “devastadores”, devido a efeitos ainda da crise sanitária. A maioria dos entrevistados (79%) ainda afirmou que manterá “cintos apertados” esse ano e que não pretende gastar com nada considerado “lazer” (apenas 4% dos respondentes têm alguma expectativa nesse tema).
Além do termo geral “Crise Econômica”, os próximos 2 problemas citados pelo Brasileiro também foram relacionados a esse tema: “Inflação” (23%), “Desemprego” (20%). Mesmo quando entrevistados sobre esperanças para 2022, o brasileiro priorizou temas de economia: “Aumento de Salário” e “Conseguir um emprego melhor”. Temas prioritários para o próximo presidente, de acordo com a pesquisa, são saúde, emprego e educação.
As percepções positivas assinalaram que o brasileiro acredita na melhora da pandemia. Além disso, quando comparados dados dos últimos anos, 29% acham que a vida pode melhorar em 2022, isso é 7 pontos percentuais acima do ano anterior (22%). No geral, esperamos um ano ainda de estagnação e conservadorismo por parte do mercado consumidor. Até a próxima.
Veja a matéria completa no site do Valor Econômico.