15 de Junho de 2021
Autor: Equipe EG Digital Solutions
Um relatório da consultora Kantar sobre “Brand Footprint” reuniu as marcas mais consumidas nos lares da América Latina em 2020. O ranking analisa 23.500 marcas dos mais variados produtos em mais de 54 países no que chamam de “ato de compra”, ou seja, em quantas unidades de determinado produto foram vendidas.
No ranking, das 10 marcas mais consumidas, apenas quatro foram itens relacionados como de higiene com as marcas Colgate tendo mensurados aproximadamente 4,311 bilhões de atos de compra, também as marcas de sabonete Lifebuoy, Dove e Seda estão entre os primeiros colocados.
Interessante quem pensou que, em ano de crise sanitária a lista seria preenchida apenas por produtos de higiene pessoal. Apesar dos números impressionantes, é a Coca-cola quem ocupa o primeiro lugar como marca mais consumida pelo 9º ano consecutivo no relatório da Kantar. Veja o ranking completo:
1. Coca-Cola (The Coca-Cola Company).
2. Colgate (Colgate-Palmolive).
3. Lifebuoy (Unilever).
4. Maggi (Nestlé).
5. Lay's (Pepsico).
6. Pepsi (Pepsico).
7. Indomie (Indofood).
8. Dove (Unilever).
9. Seda (Unilever).
10. Nescafé (Nestlé).
A lista serve como um importante insight do comportamento de consumo da América Latina em um ano atípico. Itens de lazer e ligados a entretenimento (snacks como a Lays e Coca-cola) ainda são extremamente importantes para o consumidor.
Somado a isso, um registro aponta que houve 1,6 bilhão a menos de idas ao mercado e a shoppings em 2020, o que caracteriza que o consumidor está comprando mais de uma vez. No entanto, talvez seja cedo para entender esse posicionamento do comportamento como algo permanente, estratégias de comunicação e a criação de produtos para o mercado B2C devem lembrar disso.
Para ver sobre o relatório, acesse a página da Kantar ou o artigo do UOL.