14 de Dezembro de 2021
Autor: Equipe EG Digital Solutions
A cada dia sobe mais o uso do vídeo dentro de todas as redes sociais. Empresas e pessoas estão cada vez mais percebendo que o consumo de vídeos curtos é mais eficiente e o engajamento maior do que o simples uso de imagem e texto. Dados de 2020 já mostravam que 83,3% dos usuários consumiam conteúdo em formato de vídeo.
Vamos fazer um parêntese aqui: apesar do uso eficiente de vídeo nas plataformas de redes sociais como o TikTok, Instagram e Facebook (Reels e Story) Youtube e o próprio LinkedIn (que também inaugurou há algum tempo seu formato de vídeo), ainda é muito interessante para os algoritmos que você também coloque imagem e conteúdo textual na internet, especialmente em seu website ou blog.
Não se assuste com a interface com um visual “antiquado”, assim que você começa a operar a parte gratuita do software, percebe-se que ela é extremamente amigável e cheia de recursos. O Lightworks permite o uso por um usuário leigo em edição de vídeo ou por um profissional (existe uma versão paga com recursos extras, como edição 4K, por aproximadamente US$20,00).
Registrado como um dos melhores softwares para edição de vídeos pelo site Oberlo, o Lightworks cumpre o trabalho de forma rápida e flexível. Dizem que o software gratuito tem recursos suficientes para editar filmes inteiros como Pulp Fiction ou O Lobo de Wall Street. Para trabalhos rápidos então, pode ser um salva vidas, mas é necessário usá-lo em um PC.
O lado negativo é que em alguns momentos, o sistema de login pode demorar para enviar um e-mail de inscrição ou de recuperação de senha. Houve casos em que o e-mail levou 3 dias para ser disparado para um usuário. Além disso, é importante ficar atento – na versão gratuita – com alguns CODECs na hora de exportar vídeo, pois parecem não oferecer compatibilidade com todos os sistemas operacionais (casos específicos).
Caso o Lightworks não te agrade, existem outros programas que oferecem funcionalidades similares no mercado como o Blender, Shotcut, HitFilm Express, DaVinci Resolve, Openshot, Adobe Premiere Clip. Com certeza uma dessas ferramentas vai agradar. Para mais curiosidades como essa siga-nos nas redes sociais. Para serviços de comunicação visual e digital, fale com a nossa equipe.