16 de Dezembro de 2021
Autor: Equipe EG Digital Solutions
Ferramenta extremamente útil para o profissional de Marketing, a Análise SWOT é uma forma prática de direcionar a comunicação da empresa. Do Inglês SWOT: Strengths (Forças), Opportunities (Oportunidades), Weaknesses (Fraquezas) e Threats (Ameaças). Para aplicá-la daremos algumas dicas abaixo.
Antes de aplicar a análise SWOT, é preciso entender que uma empresa é afetada por dois tipos de variáveis, que definem o ambiente onde ela está inserida. Philip Kotler, o pai do marketing, dividiu todas elas em dois grandes grupos:
Variáveis controláveis: todos os fatores internos de uma empresa, os quais podem ser alterados por ações da empresa como localização, experiência de mercado, recursos financeiros, colaboradores, atendimento, produção, parceiros e sua própria reputação.
Variáveis incontroláveis: todos os fatores externos à empresa, cuja mudança afeta diretamente a empresa, porém sem possibilidade de controle, somente adaptação e são clientes, concorrentes, fornecedores, eventos de grande natureza (como a pandemia), governo e legislação.
Liste em algum lugar, todas aquelas variáveis que afetam a sua empresa no momento baseado nessa separação de dois grandes grupos. Uma sugestão que damos é inclusive coletar informações com todas as pessoas da empresa o quanto forem possíveis. O próximo passo é colocá-las dentro da Análise SWOT.
Vamos distribuir todas essas variáveis em quatro espaços separados, as variáveis controláveis devem ser trabalhadas como Forças e Fraquezas, as incontroláveis devem ser trabalhadas como Oportunidades ou Ameaças. Ao dispor todas as variáveis em seus espaços, tente relacionar Fraquezas com Ameaças, ao mesmo tempo que relaciona Forças com Oportunidades.
Um exemplo: Uma força na empresa é o “Atendimento e pós-venda”, que deve ser relacionada como uma oportunidade frente aos concorrentes sem tal departamento estruturado. Outro exemplo: Uma fraqueza da empresa é a “Departamento de Produção”, que deve ser relacionada com a ameaça de Legislação.
Os relacionamentos são os mais variados e dependem do tipo de negócio.
Ao finalizar a análise, com cada força e fraqueza da empresa listadas e consequentemente as oportunidades e ameaças traçadas, fica mais fácil comparar para que variáveis controláveis vale a pena direcionar recursos e esforços com o objetivo de aumentar a competitividade da empresa: como aumentar a verba de Marketing e contratar a equipe da EG Digital Solutions para lhe ajudar nessa tarefa...fale conosco!