Blog da EG
21 de Setembro de 2021
Autor: Equipe EG Digital Solutions
A evolução dos bancos de Imagem “Royalty Free”
Há alguns anos, era comum em todo trabalho de identidade visual ou de comunicação visual, a escolha meticulosa em um banco de imagens por uma representação fiel da marca ou negócio. Essa escolha passava pelo procedimento de pagar pelos direitos autoriais de uso da imagem (o famoso “copyright”). Fazer uso deste tipo de imagem, sem pagamento, acarretava diversas penalidades tanto para a agência quanto para o cliente.
Ainda, era importante escolher imagens com bom um custo-benefício, visto que muitas eram caríssimas. Há alguns anos, alguns bancos de imagem inclusive cobravam somente em dólar – o que não é economicamente viável em tempos de dólar a R$5,00.
Recentemente, o crescimento de posts de empresas em redes sociais fez surgir diversos bancos de imagem e outros tipos de mídia chamados “Royalty Free”. Com uma variedade grande de opções e bom conteúdo, é possível selecionar fotos, imagens, ilustrações, vídeos que podem ser inclusos no conteúdo comercial criado sem a necessidade de qualquer tipo de pagamento.
O que significa o Royalty Free?
Normalmente, material protegido não pode ser usado sem permissão ou pagamento dos “royalties”, que são uma porcentagem dos ganhos ou pagamento recorrente feito para o criador ou proprietário intelectual daquele conteúdo. Dessa forma, o termo “royalty free” descreve propriedades intelectuais que permitem o uso sem pagamento. Esse conteúdo tem que estar explicitamente assinalado como “royalty free” e, muitas vezes, o autor daquele conteúdo pede apenas para que a fonte seja divulgada (nome do Fotógrafo ou website ou empresa detentora).
Lado ruim do conteúdo Royalty Free
Com a qualidade e a variedade do conteúdo royalty free melhorando a cada ano, ele se torna uma opção viável para empresas ou pequenos negócios que não conseguem investir pesadamente em comunicação. O único ponto negativo, é que será muito comum que outras empresas usem também a mesma foto que você escolheu – um risco comum mesmo para as fotos pagas, já que adquirir direitos de exclusividade são ainda mais elevados.