Fundada em 28 de janeiro de 2011 através do Decreto Governamental Nº. 30.940 com o nome de Escola Estadual de Tempo Integral Elisa Bessa Freire. Pertence a Coordenadoria Distrital de Educação 5 e está localizada no bairro Jorge Teixeira, nesta cidade de Manaus, à Avenida Itaúba s/n. A escola atende alunos das comunidades adjacentes oferecendo-lhes o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, com o objetivo de oferecer aos educandos uma formação em tempo integral capaz de construir competências e habilidades necessárias para que possam atuar de forma crítica no meio em que vivem.
O nome da escola presta homenagem à senhora Maria Elisa de Queiroz Bessa, nascida em 23 de março de 1917, em Manaus. Recebeu o título de “Oblata Redemptorista”, pela Congregação dos Missionários Redentoristas em 1996, referendado por sua Santidade o Papa João Paulo II, foi o reconhecimento de um profícuo trabalho dedicado aos pobres, doentes e desassistidos na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida por mais de cinco décadas.
A Escola Estadual de Tempo Integral Elisa Bessa Freire atende a 933 alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Atualmente tem como gestora a Prof. Maria do Carmo Araújo Fonsêca.
As ações planejadas, desenvolvidas e avaliadas coletivamente no espaço escolar, visam a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem e buscam ampliar cada vez mais nossos resultados. Enfim, estas ações fortalecem o processo de gestão democrática e assegura a valorização dos profissionais, a formação dos alunos e a participação da família e da comunidade.
Quando a escola assume a responsabilidade de atuar na transformação e na busca do desenvolvimento social, seus agentes devem se empenhar na elaboração de uma proposta para a realização desse objetivo.
Por isso, definimos a postura de nossa escola como a de trabalhar no sentido de formar cidadãos conscientes, capazes de compreender e criticar a realidade, atuando na busca da superação das desigualdades e do respeito ao ser humano.
Na dimensão pedagógica, reside na busca de formar cidadãos participativos, responsáveis, compromissados, críticos e criativos.
Assim, a preocupação com a formação cidadã, humana e abrangente vem de encontro à realidade que enfrentamos, pois muitos dos problemas sociais e educacionais em que nos deparamos, contrapõe os problemas vigentes na sociedade, em caráter mais amplo.
Assegurar ao educando uma formação de excelência, por meio de ações inovadoras e transformadoras, promovendo a ética, através da disciplina e do compromisso, num ambiente saudável e de respeito mútuo.
Ser referencial em excelência e disciplina assegurando o aprendizado significativo, onde predomine compromisso e inovação, favorecendo o conhecimento crítico, ético e pleno do saber ser.
A escola é responsável pela promoção do desenvolvimento do cidadão, no sentido pleno da palavra. Então, cabe a ela definir pelo tipo de pessoa que deseja formar, de acordo com a sua visão de sociedade. Cabe-lhe também a incumbência de definir as mudanças que julga necessário fazer nessa sociedade, através das mãos do cidadão que irá formar.
Assim, pretendemos lutar para a consignação de uma sociedade justa, solidária, sem corrupção, sem preconceitos, pacífica, fraterna e mais humana, onde o homem possa ser reconhecido pelo “ser” e não pelo “ter”. Queremos, na coletividade de pensamento, uma sociedade onde todos tenham condições de uma vida mais digna.