A Escola Estadual, está situada no bairro Elmano Veloso, há aproximadamente 40 anos. No dia 01 de agosto de 1983, passou a denominar-se Escola Estadual Moabe Cury em função de um Projeto de Lei apresentado pelo Deputado Laerte Pinto à Assembleia do do estado de São Paulo que teve o Decreto aprovado em Assembleia, homenageando a senhora Moabe cidadã benemérita, de São José dos Campos que ainda jovem veio para o Brasil com seus pais refugiados da guerra no Líbano. e
A senhora Moabe, foi professora de francês e escolheu esta cidade como sua cidade do coração vivendo aqui e se engajando em ações de benfeitorias em prol do próximo. Foi casada com o sr Fuad Cury com quem teve três filhos, Dr. Maurício Anisse Cury, Dr. Jorge Cury e Dr. Eduardo Cury.
A senhora Moabe, contribuiu como cidadã joseense realizando ações beneficentes na Casa da Amizade do Rotary Clube em São José dos Campos, prestou inestimáveis serviços ao Asilo Santo Antônio com sua fé cristã e auxiliou a muitos amparando os necessitados, material e espiritualmente.
Possuidora de uma personalidade marcante, caracterizada por sua humildade e nobreza de caráter, sempre mereceu admiração de todos. Por todos estes conjuntos de valores, foram justos e justificáveis ter o seu nome emprestado a uma instituição de ensino na terra na qual escolheu como sua segunda pátria e cidade onde prestou relevantes serviços em vida, deixando um legado através de sua geração.