O Eduqlab nasceu da minha experiência como docente da rede pública e privada e posteriormente como formador de docentes e gestores escolares nos últimos anos. Neste período tive a oportunidade de visitar diferentes escolas em mais de 150 municípios em 24 estados brasileiros. O que pude perceber nesse período foi a necessidade de oferecer a docentes e gestores espaços e modalidades de formação diferentes dos tradicionais. A ideia do lab, vem de laboratório, dialogando com a tradição maker que vem ganhando espaço na educação, onde a ideia do aprender passa pela autonomia do colocar a "mão na massa". A grande diversidade da docência me fez crer também na necessidade de oferecer também a possibilidade de formações cada vez mais individualizadas e focadas nas particularidades de docentes e gestores. O Eduqlab, portanto, não é uma consultoria tradicional que visa oferecer a sua escola ou a você professor produtos prontos. Nossa ideia é fazer de cada experiência um laboratório onde o trabalho e a experiência real constituam possibilidades de fortalecer você e sua equipe para desafios.
A crença de que a formação continuada deve sempre contribuir para o processo de profissionalização do docente.
O respeito ao trabalho docente em suas especificidades, direitos e dignidade.
A crença na integração permanente entre gestão e docência.
A ideia de que a educação deve sempre promover a autonomia do aluno e por consequência o processo pedagógico deve tê-lo como protagonista.
O respeito incondicional pela diversidade e pela liberdade de todo ser humano, incluindo a visão de mundo dos educandos.
A ideia de que a tecnologia é peça fundamental no desenvolvimento da sociedade e deve servir para sua emancipação.
Tiago Rattes é mineiro e vivendo em Curitiba. Tem formação nas áreas de História e Ciências Sociais. Atuou como professor das redes privada, municipal, estadual e federal em Minas Gerais. Ao longos dos últimos anos teve a oportunidade de trabalhar também na área da educação online desenvolvendo projetos em Ead, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Entre as experiências recentes está o trabalho de formação de gestores da rede pública no CAEd/UFJF e de professores da educação básica de todo Brasil pela Editora Positivo em Curitiba, tanto no Sistema Positivo de Ensino quanto no Sistema de Ensino Aprende Brasil. Além da docência na educação básica e no ensino superior, tem se dedicado também a autoria de materiais didáticos variados.