Ciências Naturais

APRENDER A APRENDER E A ENSINAR

Espaço digital de construção colaborativa de conteúdos disciplinares sobre educação digital, de partilha de informação e de processos de aprendizagem, até o presente momento, apenas de Ciências Naturais em suporte digital. Trata-se, portanto, de uma alternativa ao processo de ensino-aprendizagem tradicional, até então, utilizado nas escolas tradicionais portuguesas, e não apenas, muito para além do supostamente expetável.

Educatche remete-nos, por enquanto, e apenas sobre Ciências Naturais, a uma forma diferente de se aprender e ensinar, valendo-se do b-learning, como metodologia utilizada para se aprender, em sala de aula e fora da sala de aula, na presença e na ausência do professor, valorizando a autonomia, a internet e a tecnologia, como meios para se aprender. Esta metodologia implica, necessariamente, ter de se aprender a aprender de outra forma, estimulando-se a aquisição de novas competências que permitam, ao/a professor(a) e ao/a aluno(a), o desenvolvimento de capacidades e de atitudes colaborativas que irão conduzi-lo, através do tempo, a um 'outro' percurso de ensino e de aprendizagem, mais autónomo e mais criativo, à construção de um novo paradigma. Ou seja, opõe-se ao método tradicional e obsoleto de educação e das escolas da atualidade, pois vai ao "desencontro" do já estipulado como verdade, perante o conjunto de conhecimentos até então concebidos como o "correto" para se ensinar e aprender em uma sala de aula, como o que ainda é utilizado nas escolas tradicionais.

A implementação de um novo processo de ensino-aprendizagem, mais livre, mais autónomo e de acesso universal, que promova a criatividade, a tecnologia (internet) e a autonomia, como principais meios de trabalho, e através da metodologia b-learning, estimula os alunos a assumirem o protagonismo da sua própria aprendizagem, passando estes, sob a tutoria individualizada do professor, em sala de aula, e não apenas, a criar o seu próprio processo de aprendizagem, desde a pesquisa de conteúdos programáticos na internet, delimitação e seleção de conteúdos, até a construção de novos documentos digitais (texto, áudio, links e vídeos) pelos próprios alunos. Tudo sobre o currículo oficial de Ciências Naturais do ensino básico português.

Nosso projeto, para que se possa tornar sustentável e aceite, tem de envolver outras pessoas (professores(as)), alunos(as) e demais pessoas interessadas em inovação em educação) neste mesmo processo de ensino-aprendizagem, e que também elas passem a utilizar a internet, a tecnologia e a autonomia nas suas práticas pedagógicas, o que não é nada fácil de se conseguir implementar. O medo do novo, de se utilizar ferramentas e metodologias que pouco ou quase nada se saiba, de se sair da zona de conforto, entre outros, são barreiras e argumentos muito fortes, enraizadas nas nossas sociedades conservadoras, que exercem muita resistência à mudança. Mudar, de vez, levará o seu tempo, que não será pequeno, mas com certeza, acontecerá. Já está a acontecer!

Conheça todo o nosso projeto educativo de Ciências Naturais, visitando e partilhando, caso assim entenda, todas as páginas e os conteúdos aqui inseridos.

Como dizia o Grande Fernando, o Pessoa: «Sempre vale a pena, quando a alma não é pequena».

CRIE O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO ONLINE GRATUITAMENTE

NÃO UTILIZE O SEU EMAIL INSTITUCIONAL!