Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas - Cabo Verde, África

É com imenso prazer que comunicamos o início do curso online Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas através do Projeto de Extensão Educação Musical Online, em Cabo Verde, na África, junto aos alunos inscritos da escola do governo Cesária Évora Academia de Artes e na comunidade São Paulo – Associação de artes e Desporto Rei Jesus, na cidade Praia Ilha de Santiago.

A ação do curso online de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas pertence ao Projeto de Extensão Educação Musical Online, vinculado ao curso de Licenciatura em Música do Departamento de Artes, da Faculdade de Letras e Artes, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Neste curso são viabilizadas vivências musicais a partir do ensino de violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico.

Conforme conversas prévias com o discente do curso de Licenciatura em Música EaD, Edinaldo Johnson - que reside em Cabo Verde, na África -, foi possível elaborar uma proposta de curso junto a uma equipe de cinco alunos que serão os ministrantes do referido curso.

Fazem parte dessa equipe os discentes Edinaldo Johnson, Valmirlei Andrade (violino), Gabriel Luiz (viola), Kelly Araújo (violoncelo) e Tâmisson Thauan (contrabaixo acústico).

O curso tem um ponto de apoio presencial na escola do governo Cesária Évora Academia de Artes (Cabo Verde/África), que cedeu o espaço e também os instrumentos para que os alunos possam estudar e ter as aulas práticas. Os professores especialistas darão aulas online e o momento presencial será articulado por Edinaldo Johnson que, neste caso, assume a função de tutor presencial da turma.

Hoje, 23 de setembro de 2021 foi realizado o primeiro encontro e ficamos muito felizes em conhecer os alunos e ver a disposição de alguns que andaram uma hora a pé para chegar ao local da aula. Outros vieram até de cidades vizinhas para esse momento presencial. É muito gratificante poder criar oportunidades e realizar essa ação que vai muito além de ensinar música aos alunos inscritos, pois enriquece nossas experiências de construção de saberes e práticas docentes ímpares.