6º anos
7º anos
8º anos
9º anos
Utilizando o horário da pedagogia da presença tive a ideia de realizar treinos com diversos esportes com o objetivo de participar do JEESP (Jogos escolares do estado de SP). Tivemos participação no atletismo feminino, futsal masculino, basquete e xadrez.
O aluno necessita da um repertório motor com consciência. Vivemos um cotidiano onde podemos observar a desvalorização da atividade física, no entanto a ideia das aulas é salientar a importância desta para toda uma vida.
Esse vídeo em formato de tutorial orienta passo a passo como se realizar a autoavalização socioemocional através das rubricas na Secretária Digital Escolar do Estado de São Paulo!
Um dos grandes desafios da educação física escolar é sair da mesmice instaurada pelas técnicas tradicionais ainda vigente na prática de muitos professores. Pensando nesse sentindo o projeto Facca Skulls foi criado na escola EE Elza Facca M, Bonilha, idealizado pelo fato de ser um esporte "sem contato", e que tem como intuito principal o "Fair Play" ou Jogo Limpo. O Flag 5x5 é uma modalidade coletiva, que pode ser prática inclusive em times mistos, sem distinção de faixa etária. Esse esporte extremamente técnico estimula uma vivencia interdisciplinar muito rica, podendo ser trabalhado com o apoio de diversas disciplinas: língua inglesa, arte, robótica, geografia entre outras.
Sendo um esporte sem contato físico, diferentemente do futebol americano, o Flag utiliza das mesmas regras, onde um time é formado por jogadores de ataque e defesa, e esses se confrontam em uma disputa territorial. O jogo utiliza fitas presa a cintura dos atletas onde se deve ser retiradas pelo time de defesa, para o time de ataque não avance. Ficando claro que o objetivo do jogo é levar a bola até a “endzone” adversária através de jogadas, com passes ou corridas, em 4 tentativas, primeiramente para FirtsDown e subsequentemente marcando o “Touchdown”.
Flag 5x5 possibilidades práticas na educação física escolar
Provocação e discussão são nosso norte com a relação a educação física escolar, e por isso quero disponibilizar texto de diversos autores conhecidos e desconhecidos, referente a toda essa gama de conteúdo interdisciplinar. Podemos pensar em diversos temas: Psicologia e o corpo, Filosofia e as reflexões diárias em um mundo em meio a pandeia, A arte e a fantasia na vida, e assim por diante. Aguardem novidades.
Temperar leva tempo, feito comida de avó, que além do gosto surreal, ainda nos remete a lembranças de quando éramos crianças. Para quem tem a sorte de continuar cercado por esse amor divino, sabe o quanto é *vivido* todas as soluções para cada poção. Digo, uma bruxaria de bondades infinitas.
Me vem todos os dias a enfadonha burocrácia escolar, que nos atrasa com seus sistemas cheios de correntes. Nos amarram o tempo. E penso que a escola precise ser mais orgânica. E me perguntam: o que é ser orgânico? E o porque da escola ser orgânica?
Acredito que o ser orgânico é dar sentindo para o conteúdo que se está trabalhando. O discente precisa sentir que aquilo que se é trabalhado é real para seu cotidiano. A filosofia da reflexão precisa ser sempre presente. O aluno precisa levar consigo uma cidadania que busque a interação verdadeira com o mundo.
Trabalhando os temas reais de uma forma abrangente. Hoje ainda temos medo ou somos omissos, ou mesmo o sistema patriarcal não nos permite dentro das suas premissas. A organização das escolas com seus curriculos, habilidades e conteúdos não são atrativos. Se presa por uma burocracia que atravanca as vidas de docentes. Esses não tem tempo de atualizarem =, melhorar suas formações é quase impossivel. p
Precisamos fazer uma analogia com o crescimento de uma arvore. Uma semente precisa de água para eclodir