Educação e Planificação Financeira

Educação Financeira é um assunto pendente

A falta de educação financeira é um assunto pendente porque é um tema que não foi ensinado na escola e muitas pessoas não têm conhecimentos básicos sobre como lidar com dinheiro de forma adequada.

No entanto, é possível aprender sobre educação financeira por meio de fontes diversas, o que permite ter mais controle sobre as finanças, estabelecer metas financeiras realistas e ter uma vida financeira mais equilibrada e saudável.

Não deixe o seu futuro financeiro nas mãos dos bancos

Infelizmente, muitas pessoas apenas recebem conselhos financeiros dos bancos, que nem sempre são os mais adequados para as suas necessidades.


Isso ocorre porque os bancos estão interessados em oferecer produtos financeiros que tragam lucro para a instituição, e não necessariamente o que é melhor para o cliente.

As quatro fases da vida e os seus desafios financeiros

Ao longo do ciclo de vida, as pessoas passam por quatro fases distintas, cada uma com as suas características e desafios específicos.

A primeira fase é a infância e adolescência, dependemos dos nossos pais.

A segunda fase é a juventude e início da vida adulta, tempo da escola e universidade, preparar para a entrada no mercado do trabalho.

A terceira fase é a meia-idade, onde muitas pessoas têm filhos e precisam lidar com despesas maiores, como educação e moradia.

Por fim, a quarta fase é a terceira idade, onde muitas pessoas se aposentam e precisam lidar com a redução de rendimento e prováveis gastos com saúde e cuidados especiais.

Preparasse para viver mais tempo

A esperança de vida está a aumentar em Portugal, isso significa que as pessoas estão a viver mais tempo.

Na década de 80 a esperança de vida era em média 73 anos, agora está nos 81 anos e a tendência é subir até os 100 anos.

Aumento da esperança de vida: um desafio financeiro para a 4ª idade

Felizmente a esperança de vida está a aumentar. O avanço da medicina e da tecnologia médica permite tratar e curar doenças antes fatais ou debilitantes, melhores tratamentos médicos permitem as pessoas viver mais anos.


Agora já se fala da 4ª idade, isso significa que vamos viver mais 30 ou 40 anos depois da idade de reforma, isso coloca um desafio, como garantir um rendimento para esse período da nossa vida e assegurar a nossa qualidade de vida.

Desafios da segurança social em Portugal: O envelhecimento da população e a insustentabilidade do sistema de pensões 

A população portuguesa envelhece a cada década que passa, isso significa que cada vez são mais as pessoas a receber pensões de reforma e cada vez menos as pessoas a contribuir para a segurança social.


No ano 2021, já só havia 1,6 trabalhadores contribuintes para 1 pensionista, a previsão para 2030 é que seja apenas 1 contribuinte para cada 3 ou 4 reformados, o que é claramente um sistema insustentável.


Garantir uma vida confortável depois da idade laboral?

É esta a realidade preocupante em Portugal.

Com uma segurança social cada vez mais incerta e uma situação económica atual que dificulta a acumulação de património, é necessário refletir: como garantir uma vida confortável depois da idade laboral?

E como lidar com possíveis gastos com saúde e cuidados especiais, que podem se tornar mais frequentes na velhice?

 

É hora de agir e pensar em soluções para esse cenário desafiador.

Planifique e garanta o seu futuro financeiro hoje mesmo! 

Quanto mais cedo começar a planificar e tomar medidas para garantir o seu futuro financeiro, melhor!

Há diversas soluções financeiras a seu dispor que podem ser utilizadas para complementar um plano de reforma.

Para isso precisa de conhecer essas soluções e saber qual a mais adequada para si.


Peça ajuda e orientação de um profissional de educação e planificação financeira para tomar decisões informadas.