Sobre a edubot

Nascido dentro do capítulo estudantil da sociedade de robótica e automação (RAS) do IEEE, na Universidade de Brasília, com a idealização dos alunos George Brindeiro e Mateus Mendelson, o projeto Edubot tem como objetivo ensinar gratuitamente robótica e programação para alunos de escolas públicas de Brasília.

Hoje, o nós também fazemos parte da UnB como um projeto de extensão reconhecido pelo Decanato de Extensão. O projeto é coordenado pela Professora Mariana C. Bernardes Matias (FGA/UnB) e ainda conta com o Professor Roberto S. Baptista (FGA/UnB) como docente colaborador.

O projeto conta com diversos voluntários, sendo alunos tanto da graduação, quanto do mestrado da Universidade de Brasília (UnB). As aulas presenciais tem duração mínima de 90 minutos, sendo ministradas por 1 professor auxiliado por 2 monitores. Atualmente, o projeto está em funcionamento nas seguintes escolas do DF: Gisno e CEMI por meio de aulas online. Além dessas, a proposta é expandir o projeto para novas escolas conforme a entrada de novos voluntários.

Foto - Voluntários RAS/Edubot em 2018

Além das aulas, o projeto conta com publicações de artigos em congressos importantes dentro da área da robótica educacional.

Nosso principal instrumento (e companheiro) de aula é o robô Sparki. Desenvolvido pela Arcbotics, suas inúmeras ferramentas possibilitam a elaboração de vários exercícios de programação, além da introdução de várias componentes de hardware que são essenciais para quem deseja seguir nas áreas de tecnologia.

Importante ressaltar que o SPARKI possui a mesma plataforma de programação (IDE) do Arduino sendo, portanto, um excelente meio para introduzir os alunos no aprendizado sobre essa placa de hardware livre que, atualmente, está sendo muito utilizado em projetos mecatrônicos, desde automação de casas até automação industrial.

Foto - Robô Sparki

Edite este menu na guia "Páginas"

Mostre-me