EDESC: Encuentro sobre Desarrollo, Cultura y Territorio
Encuentro de dos días con conferencias, actividades científicas y culturales, concurso de poesía y cuento, acciones efectivas de desarrollo territorial
El objetivo de este evento es fortalecer las acciones de desarrollo y su vinculación con elementos culturales a través de debates, muestras culturales, ejemplos efectivos de actividades promotoras del desarrollo.
Ponentes
Doutor em Antropologia pela Universidad de los Andes. Professor do Mestrado em Ciências Sociais da UNIGUAJIRA - Colômbia. Experiência como Antropólogo investigador em sociedades indígenas, negras, arqueologia, educação rural, educação universitária, etnoeducação, estudos do Caribe, estudos sobre territorialidade humana, turismo em terras indígenas, entre outros.
Décio Coutinho
Governo do Estado de Mato Grosso do Sul
Superintendente de Economia Criativa do Estado de Mato Grosso do Sul. Especialista em Economia e Cidades Criativas. Colunista de Economia Criativa na BAND NEWS FM. Membro do conselho da Rede e-DAU EQUIPE DESIGNERS ARQUITETOS URBANISTAS EM REDE. Membro do conselho consultivo da REC Brasil - Rede de Economia Criativa. Autor da metodologia “Giros Criativos” de desenvolvimento de territórios criativos. Curador e realizador do Fórum Internacional de Cidades Criativas.
Dr. Carlos Buson Buesa
Prof. Visitante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Bacharel em Ciências Geológicas com nivel de Mestrado (1990, Universidade Complutense de Madri, Espanha), com formação continuada em Estudos sobre Impactos Ambientais (1990, Instituto Tecnológico GeoMinero de Espanha), Estudos aprofundados em Geografia Humana e Económica, Diploma de estudos avançados (DEA). (2003, 2007, Universidade de Educação a Distancia-UNED, Espanha), Especializações em Software Livre (2007, UNED), Análise de Meios de Comunicação (2007, UNED), Sistemas Interativos de Comunicação (2008, UNED) e Tecnologias Integradas e Sociedade do Conhecimento (2008, UNED). Mestre em Comunicação e Educação em Redes (2010, UNED), Espaço Europeu de Educacão Superior-EEES, Doutor em Comunicação e Educação em Entornos Digitais (2011, UNED, EEES).
Professor Dr. Fabrício José Míssio
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Doutorado em Economia pelo CEDEPLAR/UFMG - Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) . Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua nas áreas de economia, economia internacional, crescimento e desenvolvimento econômico e métodos quantitativos e modelagem matemática.
Professor Dr. Fabrício A. Deffacci – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2005). Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2008). Doutorado em Ciências Sociais (2012) pela UNESP/Araraquara. Experiência em pesquisa teórica nas Ciências Sociais: 1) no âmbito da Sociologia enfoque na Sociologia do Conhecimento; 2) na Teoria Política enfoque na questão dos intelectuais. Destaca-se também a interface entre as duas áreas, demarcando os estudos realizados no campo da Sociologia Política.
Professora Dra. Lucilene Machado Garcia Arf – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Doutorado em Teoria da literatura - UNESP (São José do Rio Preto) com estágio na Universidad Complutense de Madrid. Mestrado em Estudos literários - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Graduação em Letras/Inglês. Especialista em Língua e cultura espanhola pela Universidade Complutense de Madrid. Professora Adjunta/ UFMS, Coordenadora do Laboratório LIFROS: Projeto de Pesquisa "Literatura, Fronteira e Sociedade"; Coordenadora do Projeto de Cultura e extensão "Orelha de livro: Literatura em Cena". Coordenou o Programa Escolas Interculturais de Fronteiras (MEC/UFMS). Professora no Programa de Mestrado em Estudos Fronteiriços, Linha "Ocupações e identidades fronteiriças". Experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, Teoria Literária; Tradução; Formação de professores, Linguística. Coordena a Secretaria de Relações Internacionais da UFMS. Membro da Academia Sul-mato-grossense de letras. Detentora de diversos prêmios como o Prêmio Carolina Maria de Jesus (Ministério da Cultura, 2003), Prêmio Internacional de Jornalismo Gaetano Schardochia (Embaixada da Itália na espanha, 2009), entre outros.
Secretário Zenaldo Moreira Martins
(Prefeitura Municipal de Amambai - MS)
Graduado em engenharia ambiental pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS – 2015. Secretário de Assuntos Indígenas do município de Amambai-MS.
Doutor em Administração pela UNISINOS, pesquisador em agronegócios, erva mate e dinâmicas do desenvolvimento regional, extensionista voltado para recuperação de ervais (ilex paraguariensis) e desenvolvimento de produtos oriundos da erva mate. Professor do Curso de Administração (UEMS/Ponta Porã)
Dra. Dores Cristina Grechi
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB), Graduada em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (PPGDRS/UEMS/Ponta Porã) e do curso de graduação em Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Foi Vice-Presidente do Fórum de Turismo Regional Caminhos da Fronteira e Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Dourados, membro do Fórum Estadual de Turismo de Mato Grosso do Sul e conselheira do Convention & Visitors Bureau. Tem experiência na área de Turismo em planejamento e gestão de instâncias de governança. Líder do Grupo de Pesquisa Turismo: Planejamento, Gestão e Desenvolvimento/PLANGEDTur.
Doutora e Mestre em Educação pela UNICAMP, Bacharel e Licenciada em Dança pela UNICAMP. Docente efetiva da UEMS (Campo Grande), Coordenadora do curso de Dança Licenciatura. Líder do Grupo de Pesquisa Poéticas e Educação em Dança - GPPED (UEMS/CNPq), sendo coordenadora da Linha de pesquisa Corpo, leitura e memória. Pesquisadora vinculada aos Grupos de Pesquisa: Laboratório de Estudos sobre sobre Arte, Corpo e Educação - LABORARTE (UNICAMP/CNPq) e Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial - ALLE/AULA (UNICAMP/CNPq). Pesquisa processos criativos em dança, memória, oralidade, festas e silêncios.
Cláudio José Marques da Silva “Cláudio Pampa”
Prefeitura Municipal de Naviraí/MS
Gerente de Núcleo de Indústria, Comercio e Turismo de Naviraí (MS) / Agente de Desenvolvimento do Sebrae. Bacharel em Administração (Finav). Bacharel em Educação Física (Unigran) - Consultor administrativo. Especialista em comunicação, publicidade & propaganda (Unaerp) , gestão e marketing esportivo (Unipar), gestão e organização de eventos (Unipar), gestão esportiva (Uniara) e marketing esportivo (FI).
Coordenadores de mesa e painéis (coordinadores de mesa y paneles):
Mesa: " Cultura, Interculturalidade e Desenvolvimento" / "Cultura, Interculturalidad y Desarrollo" - Professora Dra. Arlinda Cantero Dorsa (UCDB) - Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UCDB - MS
Mesa: "Etnodesenvolvimento e promoção da cultura" / "Etnodesarrollo y promoción de la cultura" - Professor Dr. Izidro dos Santos de Lima Junior (IFMS). Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Produção Vegetal pela UFGD, Diretor Geral do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Ponta Porã.
Mesa: "Perspectivas e desafios para políticas públicas de Fronteira" / "Perspectivas y desafíos para las políticas públicas en fronteras" - Professora Dra. Eliana Lamberti. Doutora em Economia (UFRGS), Mestre em Desenvolvimento Regional , professora titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e pesquisadora dos temas relacionados ao desenvolvimento regional, relações socioeconômicas em região de fronteira ( Brasil / Paraguai) e Direito & Economia.
Mesa: "Economia criativa, turismo e desenvolvimento" / "Economía creativa, turismo y desarrollo" - Professora Me. Noellen da Silva Amorin. Mestre em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (UEMS), doutoranda em Administração (UFMS). Bacharel em Administração pela UEMS/Ponta Porã. Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
EDESC se realizará en más de un lugar dentro del Municipio de Ponta Porã, ya que está asociado a acciones de desarrollo que están ocurriendo en la región herbácea de Mato Grosso do Sul y en el municipio en particular. Por lo tanto, EDESC tiene su exclusividad, ya que debate sobre desarrollo, cultura y territorio al mismo tiempo que se desarrollan acciones efectivas de desarrollo en el lugar donde se lleva a cabo.
¡Esperamos contar con tu presencia!