Este Projeto abrange os temas: Saúde, Alimentação Saudável e Sustentável, Biodiversidade, Agricultura Biológica e Espaços Exteriores que, numa perspectiva ampla de formação do cidadão, pretende atingir os seguintes objetivos:
· despertar o interesse dos alunos para o cultivo da horta, adquirindo conhecimentos relativos ao processo de germinação/plantação e crescimento das plantas;
· dar a oportunidade à comunidade educativa de cultivarem os seus próprios alimentos e degustar um alimento semeado, cultivado e colhido pelos próprios;
· consciencializar os alunos para a importância de comer alimentos saudáveis e biológicos;
· criar, na escola, uma área verde, produtiva pela qual todos se sintam responsáveis;
· estimular os alunos a construírem o seu próprio conhecimento em contexto real;
· contextualizar os conteúdos, relacionando-os com a prática;
· estimular a destreza motora dos alunos;
· cultivar a perceção visual, tátil e olfativa usando a textura do solo, os cheiros e a humidade.
“Querer ser bem sucedido sem trabalhar duro é como querer colher sem plantar.”
David Bly
Planeamos as seguintes etapas para a implementação da horta escolar e pedagógica:
Iniciou-se este Projeto com a calendarização da formação presencial em horticultura urbana e manutenção de uma horta que incluiu: - planeamento do 1º cultivo; - manual de hortas pedagógicas; - atividade de plantação dos 4 canteiros instalados; - noções de manutenção e boas práticas para uma horta biológica. Esta formação previu a participação de 8 docentes e 98 alunos, no dia 7 de fevereiro, na horta.
Seguidamente, passou-se à calendarização anual que conta com a participação das seguintes disciplinas/ano/turma: Artes (7º A, B e D), Ciências Naturais (7ºA, 7ºB. 7ºD, 8ºA, 8ºC e 8ºD), Ciências Naturais - Trabalho Experimental (5ºB, 5ºD, 5ºG, 6ºA, 6ºD e 6ºF).
Ainda, foi apresentada a ficha de inscrição no Projeto "Aqui há horta!" para os alunos interessados em colaborar na manutenção da horta pedagógica, em horário pós escolar.