TCC - Artigos

Orientações importantes!

Profº Cal Bianco

Calma, não se desespere!

Primeiramente, parabéns por chegar até aqui! Se você está lendo este conteúdo é porque está em momento muito importante da sua caminhada acadêmica e aqui estão dicas importantes para elaboração do seu Artigo ou TCC.

A escrita deve ser uma prática nossa de cada dia. Você pode escrever superficialmente, como a grande maioria das pessoas faz ou, pode desenvolver o hábito de escrever e fazer disso um momento agradável na sua vida.

E se você quer ter mais "argumentações" para escrever será necessário se aprofundar no mundo da leitura.

Uma pessoa que que possui hábitos de leitura, sempre terá mais ideias e conhecimentos para escrever melhor do que uma pessoa sem este hábito.

Se até agora você não desenvolveu este hábito, comece logo e colha os bons resultados.

Como a boa escrita é uma prática, a sugestão é começar por narrar situações do dia a dia, das quais você tem lembrança.

Por exemplo: desenvolva um texto, narrando na primeira pessoa, como foi sua ida até seu trabalho, no dia de hoje; ou, relate como foi seu final de semana, suas férias, o último filme que assistiu etc.

Fazendo essas narrativas com frequência, vai perceber como este hábito poderá, rapidamente, fazer parte do seu dia a dia.

À medida que for escrevendo, observe nos livros, como os autores expressam suas ideias. Observe o "tamanho" dos parágrafos, as pontuações, os títulos e subtítulo.

Uma vez observadas essas questões, comece por ampliar seus escritos, criando textos alternativos, ficções, contos ou novos relatos, aos seus textos.

Assim, você poderá desfrutar do "poder" da escrita e poderá ampliar seus horizontes nesta área.

Lembre-se: leitura e escrita são práticas do dia a dia!

Observe as dicas e orientações abaixo, pois creio que elas poderão lhe ajudar na escrita e apresentação do seu TCC ou Artigo!

Boa leitura e boa produção!


1 - Se o tema que você escolheu para escrever te apaixona, cuidado para não "entrar" no texto. Isso é feito quando escrevemos na primeira pessoa. É um erro acadêmico.


2 - Peça para outra pessoa ler seu material antes das entregas finais, tanto no AVA quanto para a apresentação. Peça que verifique, conjugações, possíveis erros de português, parágrafos muito longos, ausência de pontuações, coerência e consistência da escrita.


3 - É essencial que você utilize autores e obras da área que você está cursando. Por exemplo, alunos de Teologia devem utilizar, como fonte primária, a Bíblia. Prefira ainda a Bíblia de Estudos de Jerusalém - Esta tradução é o referencial teórico acadêmico de melhor aceitação.


4 - Faça "recortes". Estes recortes são afunilamentos de assuntos, partindo de uma tema macro, para o micro.


5 - Quando necessário, faça citações quantitativas. Use sempre como referência, neste caso, as fontes oficiais, IBGE, por exemplo.


6 - Cumpra com a proposta inicial. Por exemplo: Se no início do seu texto você disse que faria um "estudo de caso", então, o foco do seu trabalho deverá ser, o estudo de caso em questão, acrescidos de outros aprofundamentos.


7 - Atente para a lógica de construção do texto, escrevendo adequadamente na introdução, no desenvolvimento e nas considerações finais.


8 - Não queira impressionar seus leitores, utilizando palavras não usuais. Isso poderá atrapalhar a exposição da sua ideia.


9 - Procure conhecer sobre o conteúdo que está escrevendo. Por exemplo, se vai escrever sobre "Projetos Sociais" mas nunca foi Voluntário em qualquer organização, possivelmente você terá dificuldades para sustentar sua tese.


10 - Evite usar palavras como: SEMPRE - NUNCA - DEVE - PRECISA - TODOS.


11 - Três passos importantes: Quando fizer uma citação: 1º - Faça a introdução de SUA fala, 2º - cite o texto do autor, devidamente referenciado, 3º - faça seu comentário, unificando sua fala.


12 - Ainda sobre estudo de caso! Procure conhecer quem você estará referenciado no estudo de caso. Sendo uma organização não governamental, empresas ou ministérios governamentais, prepare-se adequadamente, realizando visitas ou estudando o caso e não, apenas, citando-o no seu texto.


13 - "Esqueça sua expressão fé quando for escrever academicamente". A ideia é, justamente, desenvolver um texto acadêmico e não a defesa da sua fé. Mesmo em um texto na área teológica, citando a Bíblia e exemplos práticos, procure usar linguagem acadêmica. Não utilize palavras de uso específicos das igrejas ou restritas (geralmente) às religiões.


14 - Faça slides coerentes com seu texto. Na apresentação para a banca, não leia o conteúdo dos slides que estará apresentando. Estude técnicas de apresentações, entonação de voz, postura etc. Na banca, também NÃO é lugar para falar de você, a menos que seja perguntado, e se houver uma interação muito apropriada com o texto que elaborou.


15 - Atente-se e cumpra o tempo proposto para sua apresentação.


16 - Confira sempre, para que TODAS as citações, ao longo do texto estejam referenciadas (de acordo com as normas da ABNT) no final do seu trabalho.


17 - Seremos rigorosos nas avaliações em bancas de apresentação de Artigos e TCCs! Então, prepare-se!

Veja mais detalhes clicando AQUI