Mooc

Massive Open Online Courses

Cursos gratuitos através de plataformas abertas sem restrições, sem condições, sem horários, sem custo, SEM BARREIRAS!

Repensar a Educação - Academic Earth

A Terra Acadêmica foi lançada com base na premissa de que todos merecem acesso a uma educação de classe mundial. Em 2009, nós construímos a primeira coleção de cursos universitários on-line gratuitos das melhores universidades do mundo.

O mundo da educação aberta tem explodido desde então, por isso hoje nossas listas com curadoria de cursos on-line são selecionadas por nossa equipe para mostrar-lhe as melhores ofertas por área de assunto.

Também nos certificamos de que há algo para todos: se você quer explorar um novo tópico ou avançar em seu campo atual, nós trazemos o incrível mundo da academia para você de graça.

Fundação Bradesco

A Escola Virtual é um portal de e-Learning dedicado a oferecer cursos a distância - via Internet e semipresenciais.

A Escola Virtual está à disposição de alunos, ex-alunos, educadores e funcionários da Fundação Bradesco, além de pessoas da comunidade que queiram obter uma nova especialização ou requalificação para o mercado de trabalho.

e-Aulas da USP

O portal de aulas da USP oferece disciplinas de várias graduações. Na lista de Pedagogia, tem vários assuntos que podem te interessar, como Convivência Democrática na Escola, Educação em Direitos Humanos e Educação e Construção de Valores.

Coursera

Uma das maiores plataformas da área, o Coursera tem parceria com mais de 130 universidades e instituições de ensino e oferece quase 1500 cursos. Entre os ministrados em português, Ensino Híbrido, Gestão para a Aprendizagem: Módulo Gestão Estratégica e Fundamentos do Google para Ensino podem te ajudar. Alguns outros possuem legendas em português, como o Aprendendo a Aprender e o Fundamentos das Práticas de Ensino para a Aprendizagem.

Veduca

A plataforma brasileira oferece mais de 300 cursos. Na área de Educação, há Tópicos de Epistemologia e Didática, Primeira Infância e Jornal na Sala de Aula.

Unesp Aberta

O ambiente de aprendizagem online é uma iniciativa da Reitoria da Unesp que oferece os recursos pedagógicos digitais desenvolvidos para a Universidade. Há muitas opções para os professores, como Conteúdos e Didática de Alfabetização, Conteúdos e Didática de arte,Conteúdos e Didática de Ciências e Saúde, Conteúdos e Didática de Geografia e Conteúdos e Didática de Língua Portuguesa e Literatura.

Miríada X

A plataforma Miríada X está à disposição de 1.242 universidades ibero-americanas e é iniciativa promovida pela Telefônica Educação Digital.

SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) tem disponível um total de 26 cursos totalmente gratuitos em sua plataforma de ensino on-line. Se você quer impulsionar sua carreira e carimbar mais conhecimentos no currículo, aproveite esta oportunidade!

Todos os cursos têm certificação ao final. O aluno receberá o certificado somente se obtiver até 70% de aproveitamento durante o curso. Após ser aprovado, o próprio estudante emite o documento via web.

UDEMY

Estamos mercado de aprendizagem on-line do mundo, onde 10 milhões de estudantes estão fazendo cursos em tudo, desde a programação de yoga à fotografia e muito, muito mais. Cada um dos nossos mais de 40.000 cursos é ministrado por um instrutor especializado, e cada curso está disponível on-demand, para que os alunos possam aprender em seu próprio ritmo, em seu próprio tempo, e em qualquer dispositivo.

UNIVERSIA

O OCW - OpenCourseWare - é um exemplo das iniciativas que nos últimos tempos emergiram para promover o acesso livre e sem restrições ao conhecimento. Em Abril de 2001, o Massachussets Institute of Technology fez o lançamento da iniciativa OCW-MIT através da qual se oferece o material de aula que os seus professores utilizam nos ensinos junto a um guia de estudo. Esta iniciativa teve um grande impacto e impulsionou outras universidades de prestígio internacional a aderir ao projeto, gerando programas próprios em coordenação com OCW-MIT. O Universia tem se comprometido desde o início com este projeto, promovendo o consórcio OCW Universia e estabelecendo um acordo de colaboração com a Universidade Politécnica de Madri para impulsionar conjuntamente seu desenvolvimento.

EdX

Na edX, levamos a sério a nossa missão de aumentar o acesso global à educação de qualidade. Conectamos alunos às melhores universidades e instituições de todo o mundo. Junte-se a nós!

FACULDADE GETÚLIO VARGAS

A Faculdade Getúlio Vargas é uma das mais bem conceituadas do país e oferece alguns cursos online grátis nas áreas de Finanças Pessoais, Sustentabilidade e Empreendedorismo. Foi a primeira instituição brasileira a fazer parte do Open Course Ware Consortium, uma rede de instituições de ensino internacionais que fornecem formações gratuitas.

UNIEDUCAR - UNIVERSIDADE CORPORATIVA

A Unieducar oferece uma vasta gama de cursos online grátis com certificado. O aluno pode, posteriormente, escolher uma versão mais aprofundada do curso, entretanto, terá que pagar por isso. As áreas de conhecimento são várias: Economia, Educação, Direito Constitucional, Organização, Inglês e muito mais.

EAD SEBRAE

Os cursos online gratuitos do Sebrae focam no fomento ao empreendedor. Portanto, se está pensando em abrir um negócio ou fazer investimentos, essa é uma boa oportunidade para ganhar conhecimento na área. Se já tem uma empresa, também há formações disponíveis que permitirão ampliar a percepção do seu negócio.

OPEN EDUCATION CONSORTIUM

A plataforma do Open Education Consortium agrega centenas de instituições de ensino superior pelo mundo que oferecem cursos online grátis. A intenção desse consórcio internacional é ampliar o acesso à educação aberta. Os membros acreditam que esta é a melhor forma de fornecer aos indivíduos as ferramentas que eles precisam para desenvolverem-se da melhor forma possível. Os cursos são nas mais variadas áreas e línguas.

HOSPITAL ALBERT EINSTEIN

Os cursos online grátis oferecidos pelo Hospital Albert Einstein são todos na área da saúde. Alguns mais específicos a médicos e enfermeiros, outros que podem servir para qualquer pessoa saber como agir em situações de urgência, por exemplo. São cursos rápidos, com duração de 1h40 no máximo, mas que podem contribuir de forma significativa para o aluno.

OPEN CULTURE

Na Open Culture você encontra uma vasta gama de cursos disponibilizados em universidades do mundo todo. Todos são em inglês e com certificado. As áreas são as mais diversas e a duração também varia consideravelmente. Há alguns com duração de até 12 semanas.

Para aprender a programar

Hour of code

Plataforma superdidática com tutoriais de todos os tipos, em inglês e português.

Khan Academy

Plataforma para iniciantes com tutoriais disponíveis em português.

CC50

Uma versão não-oficial, em português do curso de Introdução à Ciência da Computação oferecido pela Universidade Harvard.

Code School

Tem cursos de diversas linguagens de programação. É pago, mas o cadastro gratuito dá acesso a até dez cursos. Em inglês.

Code Academy

A plataforma ensina diversas linguagens de programação e é totalmente gratuita, em português.

:: 30 cursos gratuitos de TI oferecidos pelo governo